Nome do Curso / Conceitos (*)
Matemática - Polo Rosário do Sul
Enade (2014)2CPC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
A distância
Turno
INTEGRAL

Curso extinto sem alunos vinculados

Código UFPel
93827
Código e-MEC
1167524
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 292 de 16/05/2014. Publicada no D.O.U. de 19/05/2014.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFPel visa a formar professores de Matemática com conhecimentos, habilidades e atitudes condizentes com um profissional capacitado para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e preparado para continuidade de estudos em nível de Pós-graduação em Educação, em Matemática ou em áreas afins.

Objetivos

Perfil do Egresso

O curso tem por objetivo formar professores de Matemática para a segunda fase do ensino fundamental e para o ensino médio, que seja um profissional, detentor das características abaixo descritas: - Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo consciência do modo de produção próprio desta ciência - origens, processo de criação, inserção cultural - tendo também conhecimento de suas aplicações em outras áreas. - Percepção da importância do domínio de certos conteúdos, habilidades e competências próprias à Matemática para o exercício pleno da cidadania. - Capacidade de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica da sua Escola e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, possuindo uma visão abrangente do papel social do educador. - Maturidade para utilizar adequadamente ou perceber o significado da precisão dedutiva num processo de demonstração, assim como para empregar procedimentos indutivos ou analógicos na criação matemática, entendida como uma atividade de resolução de problemas, tanto na sua relação pessoal com a ciência Matemática, quanto na dinâmica de ensino-aprendizagem. - Compreensão das características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da Matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico. - Domínio da forma lógica característica do pensamento matemático e conhecimentos dos pressupostos da Psicologia Cognitiva de modo a compreender as potencialidades de raciocínio em cada faixa etária. Capacidade de, por um lado, favorecer o desenvolvimento de raciocínio de seus alunos e, por outro lado, não extrapolar as exigências de rigor a ponto de gerar insegurança nos seus alunos em relação à Matemática. - Familiaridade e reflexão sobre metodologias e materiais de apoio ao ensino diversificados de modo a poder decidir, diante de cada conteúdo específico e de cada turma particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer a aprendizagem significativa de Matemática, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e de forma continuada. - Capacidade de observar cada aluno, procurando rotas alternativas de ação para levar seus alunos a se desenvolverem plenamente com base nos resultados de suas avaliações, sendo, assim, motivador e visando ao desenvolvimento da autonomia no seu aluno. - Engajamento num processo de contínuo aprimoramento profissional, procurando sempre atualizar seus conhecimentos com abertura para a incorporação do uso de novas tecnologias e para adaptar o seu trabalho às novas demandas sócio-culturais dos seus alunos. - Capacidade de desenvolver seu espírito investigativo e trabalhar de forma autônoma. - Capacidade de perceber novos paradigmas nos processos educativos, onde o professor não é a única fonte de informação, mas aquele capaz de relacionar-se com seu aluno e construir com ele novos conhecimentos.

Competências e habilidades

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Acompanhamento de Egressos

Matriz Curricular

1º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000841ÁLGEBRA FUNCIONALObrigatória20340

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000842IDEIAS DA ÁLGEBRAObrigatória20340

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000843TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOObrigatória20340

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000844NÚMEROSObrigatória20340

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050014ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IObrigatória7119
D000845RELAÇÕES NUMÉRICASObrigatória20340

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050015ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIObrigatória7119
D000847GEOMETRIAS: ESPAÇO E FORMAObrigatória20340

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050016ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IIIObrigatória7119
D000849GEOMETRIAS: TRATAMENTO ANALÍTICOObrigatória20340

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1050017ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IVObrigatória7119
D000851MODELAGEMObrigatória20340

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0890003ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
ADRIANA MARGARETE AZEVEDO20072012
DIVA TEREZINHA NUNES MOREIRA20072012
FLORIAVANTE RODRIGUES FILHO20072012
ILÁRIA D´AVILA PINCOLINI20072012
JANETE DE FURTADO GOULARTE20072012
JORGE LUIZ OLIVEIRA DA SILVA20072012
MARIA APARECIDA LINDEMAIER DA FONSECA20072012
MARLENE MADRUGA RODRIGUES20072012
MIGUEL RENAN DE FREITAS SOUZA20072012
MÔNICA FLORES PEIXE20072012
ROSANA NOROEFÉ GONÇALVES20072012
SHIRLEY REJANE DA SILVA BELLO20072012
TERESINHA MEDIANEIRA MINELLO RODRIGUES20072012
ANA PAULA ARIGONY PERES20102015
ANDRÉ SILVEIRA CORRÊA20102015
CARLOS ALIPIO ALVES DA SILVA20102015
DENER MOLINA VIEIRA20102015
ELIS REGINA RODRIGUES DE RODRIGUES20102015
LISIANE MACHADO SEVERO20102015
LUCIANO MELO20102015
LUIS FERNANDO SILVA DE FREITAS20102015
MARILUZE DE VARGAS CASTRO20102015
NESTOR ALVES CANABARRO JUNIOR20102015
RAFAEL DE BRITO LEMES20102015
RITIELI DE SOUZA DA COSTA20102015
THIAGO PRATES COVALESKY20102015

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

Página gerada em 20/10/2019 18:42:48 (consulta levou 0.232098s)