Nome da Atividade
CRIAÇÃO EM PERFORMANCE
CÓDIGO
0140393
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo teórico-prático dos procedimentos da criação na arte de
performance.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

A arte de performance (estudo teórico conceitual e análise de
trabalhos de artistas);
Estudo de processos de composição em performance;
Prática em criação;
Investigação de si;
Registros do processo;
Reflexão teórica;
Estratégias de inserção de trabalhos na arte de performance;
Relação entre obra e processo;
Artes hifenizadas/Diálogos entre linguagens (contaminações);
Noção de working in progress/obra em processo;
Noções de autoria em performance.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUSLANDER, Philip. From acting to performance: essays in modernism and postmodernism. London: Routledge, 1997. 173p. BERNSTEIN, Ana. Marina Abramovic conversa com Ana Bernstein. Caderno Videobrasil, São Paulo, vol. 01, p. 126 – 144, 2005. BIRRINGER, Johannes H. Media & performance: along the border. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998. 381 p. CARLSON, Carlson. Performance: a critical introduction. New York: Routledge, 1996. 247p.
  • BRITES, Blanca. TESSLER, Elida (orgs.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 2002. p. 35 – 50. COHEN, Renato. Working in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998. 135 p. ______. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007. 182 p. GOLDBERG, RoseLee. Performance: Live art since the 60s. London: Thames & Hudson Ltd, 2004. 240p. ______. Performance art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson Ltd, 2001. 240p. GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987. 152p. GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. In defence of performance art. In: HAY, Deborah. My Body, the Buddhist. Hanover: Wesleyan University Press, 2000. 105p. HEATHFIELD, Adrian (ed.). Live: art and performance. New York: Routledge, 2004. p. 76 - 85. GROTOWSKI, Jerzy. El Performer. El tonto del pueblo, La Paz, n.3, p. 154-164, mayo 1999. MARGOLIN, Deb. A perfect theatre for one - Teaching performance composition. The drama review, New York, 41 (2), n.154, p. 68-81, summer 1997. NUNES, Sandra Meyer. O criador-intérprete na dança contemporânea. Revista NUPEART - Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, Florianópolis, v. 01, n. 01, p. 83-96, 2002. ROLLA, Marco Paulo; HILL, Marcos (orgs.). MIP: manifestação internacional de performance. Belo Horizonte: CEIA, 2005. 324p. ROLNIK, Suely. Deleuze esquizoanalista. Cadernos de Subjetividade. Vol. 01 Nº 01. São Paulo: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, 1993. SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. New York: Routledge, 2003. 289 p. ______. Performance studies: the broad-spectrum approach. National Forum, summer 1990. VILLAR, Fernando Pinheiro. performanceS. In: CARREIRA, Luiz Antunes Netto… [et al.] (orgs.). Mediações performáticas latino- americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 71– 80.

Página gerada em 29/03/2024 06:15:18 (consulta levou 0.052326s)