Nome da Atividade
POÉTICAS TEATRAIS CONTEMP. E TEATRO DE GRUPO
CÓDIGO
0140394
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8

Ementa

Estudos e práticas com poéticas teatrais contemporâneas. A criação
do ator no contexto pós 1980. Desenvolvimento de cenas a partir de
paradigmas contemporâneos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

- Teatro de grupo e trabalho colaborativo;
- Miniaturização e “bricolage” no processo de criação do ator no
período pós 1980;
- Trainning, Main action e ready made;
- Performance e performatividade;
- O ator como pesquisador;
- O teatro e o entrecruzamento de culturas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. CARLSON, Marvin. El teatro como máquina de la memória – los fantasmas de la escena. Buenos Aires: Artes del sur, 2001. FÉRAL, Josette. Teatro, teoria y práctica: más allá de lãs fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004. GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992. GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski – 1959-1969. São Paulo: SESCSP/Perspectiva, 2007.
  • GUINSBURG, J. & FERNANDES, S. (orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008. MAFFESOLI, Michel. A parte do diabo – resumo da subversão pósmoderna. Rio de Janeiro: Record, 2004. MÁSCARA. Cieslak – Testimonios, El Principe Constante, La ultima entrevista. México: Escenologia, 1994 (Ano 4 – nº 16) ______. Grotowski – numero especial de homenage. México: Escenologia, 1993. MARINIS, Marco de. La parábola de Grotowski: el secreto del “novecento” teatral. Buenos Aires: Galerna/GETEA, 2004. ______. Em busca del actor y del espectador – comprender el teatro II. Buenos Aires: Galerna, 2005. OIDA, Yoshi. Um ator errante. São Paulo: Beca, 1999. PAVIS, Patrice. O teatro no entrecruzamento das culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008. RICHARDS, Thomas. Trabajar con Grotowski sobre las acciones físicas. Barcelona: Alba Editorial, 2005. RIZK, Beatriz J. Posmodernismo y teatro en América Latina – teorias y prácticas en el umbral del siglo XXI. Madrid: Iberoamericana, 2001. SERRANO, Raúl. Nuevas tesis sobre Stanislavski – fundamentos de una teoria pedagógica. Buenos Aires: ATUEL, 2004. SCHECHNER, Richard. Performance – teoria & prácticas interculturales. Buenos Aires: Libros de Rojas, 2000. TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Porto Alegre: Mediação, 2008

Página gerada em 16/04/2024 17:30:31 (consulta levou 0.052251s)