Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CÓDIGO
0380095
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução aos diferentes aspectos do desenvolvimento da personalidade e suas relações com a Educação Física, bem como os fatores que interferem nas dificuldades de aprendizagem e socialização na escola.

Objetivos

Objetivo Geral:

Tem como objetivo estudar aspectos psicológicos – evolutivos, cognitivos e afetivos – disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais de sua futura prática profissional. A abordagem desses aspectos psicológicos será realizada a partir de sua interface com as outras áreas de conhecimento, historicamente contextualizados.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Etapas do desenvolvimento humano com seus desdobramentos nos aspectos psicomotores;
Unidade 2: Efeitos das dificuldades de aprendizagem quanto aos aspectos psicológicos e sociais nas diferentes faixas de idade;
Unidade 3: Estudo da personalidade na puberdade e adolescência.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BEE, H. A Criança em desenvolvimento. 3ª ed. São Paulo. Harbra, 1986.
  • BOOCK , A. M. B.; FURTADO, O. & TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo, Saraiva, 2002.
  • ANDERY A. A. et al. Psicologia social: o homem em movimento. 11ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1993.

Bibliografia Complementar:

  • ATKINSON R.L. Introdução à Psicologia de Hilgard. 15 ed. Porto alegre: Artmed, 2009.
  • BRAGHIROLLI E. M. et al. Psicologia Geral. 28 ed.Porto Alegre: Editora Vozes, 2009.
  • RAPPAPORT C. R; FIORI W. R. & DAVIS C. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo, EPU, 1981.
  • ___. Teorias do desenvolvimento. São Paulo, EPU-EDUSP, 1981.

Página gerada em 20/04/2024 13:30:35 (consulta levou 0.135025s)