Nome da Atividade
CENOGRAFIA
CÓDIGO
05000112
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Fundamentos da cenografia. Elementos da linguagem visual nas artes cênicas. A prática e a análise crítica do uso dos elementos cenográficos.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Instrumentalizar os alunos com fundamentos da cenografia para as práticas cênicas.- Demonstrar o funcionamento e a utilidade dos elementos da linguagem visual nas artes cênicas e oferecer uma experiência prática neste sentido.
- Oferecer fundamentação teórica e prática para a aplicação da cenografia e demais dos elementos da linguagem visual no espetáculo.
- Propor uma prática e uma reflexão crítica sobre o espaço cênico e os recursos visuais das artes cênicas.
Conteúdo Programático
Unidade 1 — Paradigmas fundamentais da cenografia através da história das artes cênicas.
Unidade II — Os artistas e as obras exponenciais da cenografia no teatro e na dança
Unidade III — Os elementos da linguagem visual. Os elementos visuais nas artes cênicas: cenografia, indumentária, acessórios cênicos e iluminação.
Unidade IV — O espaço cênico e suas relações com o espectador.
Unidade II — Os artistas e as obras exponenciais da cenografia no teatro e na dança
Unidade III — Os elementos da linguagem visual. Os elementos visuais nas artes cênicas: cenografia, indumentária, acessórios cênicos e iluminação.
Unidade IV — O espaço cênico e suas relações com o espectador.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MANTOVANI, Ana. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
- OLIVA, Cesar e MONTREAL, Francisco Torres. Historia Básica DeI Arte Escênico. Madrid: Ediciones Cátedra. 1990.
- OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1986.
- RATTO, Gianni. Antitratado de Cenografia. Editora SENAC. São Paulo. 1999.
Bibliografia Complementar:
- BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001
- CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997
- COELHO, Teixeira. Moderno Pós-Moderno. Porto Alegre: L&PM Editores, 1986
- COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1889
- CRUCIANI, Fabrizio. — Arquitetura Teatral. México: Gaceta, 1994
- BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator. Dicionário de Antropologia teatral. Campinas: HUCITEC/UNICAMP. 1995
- GUINSBURG,J. (org.) et alii. Semiologia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988
- MOTLEY. Designing and Making Stage Costumes. Studio Vista: Londres, 1968.
- PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
- Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999
- ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 1985