Nome da Atividade
ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICO-MUSICAL IV
CÓDIGO
05000188
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento dos conhecimentos profissionais para a docência por meio
de uma metodologia que estimule a reflexão sobre os diferentes aspectos que
envolve a educação e a educação musical no contexto infância. Tal
metodologia compreende experiências e propostas teórico-práticas em
espaços educativos, preferencialmente, no âmbito da Extensão Universitária
realizada pelo curso de música Licenciatura e sob coordenação e/ou
mediação do(a) professor(a) titular da turma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Oportunizar aos estudantes a construção de conhecimentos e saberes
profissionais relacionados ao período da infância através de uma ação
pedagógica embasada teoricamente, sob tutela do professor(a) responsável
e, posteriormente, discutida pelo grupo.

Objetivo(s) específico(s):
• Desenvolver propostas pedagógicas que contemplem as
especificidades da aprendizagem musical na infância.
• Fundamentar teoricamente propostas pedagógicas para a infância.
• Conhecer sobre a aprendizagem musical na infância. • Analisar e refletir teoricamente os resultados da ação docente.

Conteúdo Programático

Dimensão teórica – os conhecimentos
• As concepções de infância
• O binômio cuidar e educar na educação infantil
• Aprendizagem musical na infância
• Planejamento de música para a infância: os objetivos; os conteúdos; os
diferentes critérios para a escolha de repertório; as atividades musicais;
a avaliação; os instrumentos musicais; os materiais e recursos; o
espaço físico.
Dimensão prática – a ação pedagógica
• Vivência da dimensão teórica na ação pedagógica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003, 204 p. HENTSCHKE, Liane et al. A Orquestra tintim por tintim. São Paulo: Moderna, 2009 32 p. ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: InterSaberes, 2013. 198 p. (Educação musical). ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita. Música e Educação Infantil (Orgs.) Campinas, SP: Papírus, 2013. MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (Orgs). Pedagogias em educação Musical. Série Educação Musical. Curitiba: InterSaberes, 2012. MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200 PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 canções brasileiras. 2. ed. rev. Brasília: MusiMed, 2010. 184 p. (Série musicologia; 25). PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008. PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 77 p. (Coleção Músicas)

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