Nome da Atividade
IMPROVISAÇÃO TEATRAL II
CÓDIGO
05000225
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Atividades práticas de atuação envolvendo improvisação com partituras de ações físicas pré-fixadas e matrizes de movimento. Observação de comportamento, criação de personagens e esquetes teatrais. Criação de cenas a partir de estímulos diversos.

Objetivos

Objetivo Geral:

1) desenvolver cenas teatrais a partir de estruturas pré-fixadas: textos e situações sociais;
2) Compreender a noção de situação dramática (personagem, conflito);
3) realizar improvisações a partir de uma estrutura dramática (jogo, ritual, cortejo, dança, etc).

Conteúdo Programático

- Estudo e observação de comportamento. Comportamento restaurado. - Mimeses e teatralidade. - O treinamento do ator e a expressividade.
- Criação de esquetes teatrais: os múltiplos elementos constituintes da cena.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator – dicionário de antropologia teatral. São Paulo: HUCITEC/UNICAMP, 1995
  • BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002
  • BURNIER, Luis Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: UNICAMP, 2009
  • FÉRAL, Josette. “Por uma poética da performatividade”, in Sala Preta, Revista de Artes Cênicas. Nº 8, p. 197-210. São Paulo: PPG em Artes Cênicas - ECA/USP, 2008
  • RYNGAERT, J.P. Jogar, representar. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999
  • FABIÃO, Eleonora. “Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea”. In Sala Preta, Revista de Artes Cênicas, nº 8, p. 235 a 246. São Paulo: Departamento de Artes Cênicas, ECA/USP, 2008.
  • GROTOWSKI. J. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992
  • OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1989
  • FO, Dario. Manual mínimo do ator. 3. ed. São Paulo: Senac, 2004.

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