Nome da Atividade
HISTÓRIA DO TEATRO II
CÓDIGO
05000226
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das principais características do teatro renascentista, barroco, classicista e da Commedia dell’ Arte, com ênfase nos contextos histórico, ético e estético.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: caracterizar e identificar os movimentos e os gêneros do teatro do Renascimento ao século XVIII, sob os aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – O TEATRO RENASCENTISTA NA ITÁLIA
1.1 – A tragédia e a comédia.
1.2 – A commedia dell’arte.
1.3 – O edifício teatral e o espetáculo.

UNIDADE 2 – O TEATRO RENASCENTISTA EM PORTUGAL E NA ESPANHA
2.1 – O espetáculo renascentista e seus autores: os autos de Gil Vicente e Cervantes. 2.2 – O século de ouro espanhol e seus principais autores: Lope de Vega, Calderón de la Barca, Tirso de Molina.

UNIDADE 3 – O TEATRO ELISABETANO (INGLATERRA)
3.1 – Organização da cena inglesa e seus principais autores: Ben Jonson, Marlowe, Shakespeare.

UNIDADE 4 – O CLASSICISMO FRANCÊS
4.1– Encenação, poéticas do drama, obras dramáticas e principais autores: Racine, Corneille, Molière.

UNIDADE 5 – A COMÉDIA ITALIANA NO SÉCULO XVIII
5.1 – Goldoni e a commedia dell’arte.

UNIDADE 6 – O TEATRO FRANCÊS NO SÉCULO XVIII
6.1 – O espetáculo francês, a peça bem-feita, o iluminismo.
6.2 – Diderot: a arte dramática e o paradoxo do ator.

UNIDADE 7 – O TEATRO ALEMÃO DO SÉCULO XVIII
7.1 – Lessing: teoria dramática.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
  • FERREIRA, Taís e OLIVEIRA, Mariana. Artes cênicas: teoria e prática no ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Mediação, 2016.
  • FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998
  • HELIODORA, Barbara. Falando em Shakespeare. São Paulo: Perspectiva, 2009
  • MAGALDI, Sábato. O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • ARÊAS, Vilma. Iniciação à comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990
  • BARTHES, Roland. Racine. Porto Alegre: L&PM Editores, 1987.
  • BARRETINI, Célia. O teatro, ontem e hoje. São Paulo: Perspectiva, 1980.
  • BENDER, Ivo. Comédia e riso. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1996
  • BOQUET, Guy. Teatro e sociedade: Shakespeare. São Paulo: Perspectiva, 1989
  • DIDEROT, D. Discurso sobre a poesia dramática. São Paulo: Cosac Naify, 2006
  • DIDEROT, D. Paradoxo sobre o comediante. J. Guinsgurg (trad). Obras II. São Paulo: Perspectiva, 2000
  • HELIODORA, Bárbara. A expressão dramática do homem político em Shakespeare. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978
  • HELIODORA, Barbara. O teatro explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
  • LESSING, Gotthold E. De teatro e literatura. São Paulo: Herder, 1964.
  • ROSENFELD, Anatol. História da literatura e do teatro alemães. São Paulo: Perspectiva, 1993
  • ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1994.
  • ROSENFELD, Anatol. A arte do teatro: aulas de Anatol Rosenfeld (1968). São Paulo: Publifolha, 2009

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