Nome da Atividade
JOGOS E BRINCADEIRAS TEATRAIS
CÓDIGO
05000303
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Atividades prático-reflexivas com Jogos Tradicionais e Teatrais com vistas a sua aplicabilidade em espaços formais e informais de educação

Objetivos

Objetivo Geral:

1.Refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento teatral
2.Identificar as características dos jogos tradicionais na cultura popular brasileira
3.Vivenciar atividades com jogos tradicionais e teatrais
4.Relacionar as atividades vivenciadas com propostas educativas teatrais para crianças e jovens em espaços de educação formal e informal

Conteúdo Programático

1.Jogos Tradicionais
1.1 Jogos da cultura popular brasileira
1.2Jogos tradicionais Infantis
2.Jogos Dramáticos
3. Jogos Teatrais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALVES, Amara C. A Brincadeira Prometida...O Jogo Teatral e os Folguedos Populares. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1992
  • CHATEAU, Jean. O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus,1987
  • DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006
  • GIL, João Pedro de Alcântara. Para além do jogo. Tese (Doutorado em Educação) - Campinas: Unicamp/ Faculdade de Educação, 1996
  • GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar e Agir: corporeidade e educação. São Paulo: Papirus, 1994
  • HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva.1980
  • JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. São Paulo: Papirus, 2001
  • KOUDELA, I.D. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984
  • KOUDELA, I. D. Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1992
  • KOUDELA, I. D. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1999
  • PUPO, M.L. DE S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico – uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2007
  • SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002
  • SILVEIRA, Fabiane T. O Jogo Teatral na escola: uma reflexão sobre a construção de sujeitos históricos. Pelotas: Ed.Universitária UFPel, 2008
  • SLADE, Peter. O Jogo dramático infantil. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978
  • SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva,1987
  • SPOLIN, Viola. O Fichário de Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva,2001
  • SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2001
  • SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: Um manual para o professor.São Paulo: Perspectiva. 2008
  • REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. São Paulo : Scipione, 1989
  • RYNGAERT, Jean- Pierre. Jogar, representar:Práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify,2009

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