Nome da Atividade
JOGOS E BRINCADEIRAS TEATRAIS
CÓDIGO
05000303
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Atividades prático-reflexivas com Jogos Tradicionais e Teatrais com vistas a sua aplicabilidade em espaços formais e informais de educação
Objetivos
Objetivo Geral:
1.Refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras na construção do conhecimento teatral2.Identificar as características dos jogos tradicionais na cultura popular brasileira
3.Vivenciar atividades com jogos tradicionais e teatrais
4.Relacionar as atividades vivenciadas com propostas educativas teatrais para crianças e jovens em espaços de educação formal e informal
Conteúdo Programático
1.Jogos Tradicionais
1.1 Jogos da cultura popular brasileira
1.2Jogos tradicionais Infantis
2.Jogos Dramáticos
3. Jogos Teatrais
1.1 Jogos da cultura popular brasileira
1.2Jogos tradicionais Infantis
2.Jogos Dramáticos
3. Jogos Teatrais
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES, Amara C. A Brincadeira Prometida...O Jogo Teatral e os Folguedos Populares. Dissertação de Mestrado, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1992
- CHATEAU, Jean. O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus,1987
- DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006
- GIL, João Pedro de Alcântara. Para além do jogo. Tese (Doutorado em Educação) - Campinas: Unicamp/ Faculdade de Educação, 1996
- GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar e Agir: corporeidade e educação. São Paulo: Papirus, 1994
- HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva.1980
- JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. São Paulo: Papirus, 2001
- KOUDELA, I.D. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984
- KOUDELA, I. D. Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 1992
- KOUDELA, I. D. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 1999
- PUPO, M.L. DE S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico – uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2007
- SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002
- SILVEIRA, Fabiane T. O Jogo Teatral na escola: uma reflexão sobre a construção de sujeitos históricos. Pelotas: Ed.Universitária UFPel, 2008
- SLADE, Peter. O Jogo dramático infantil. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978
- SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva,1987
- SPOLIN, Viola. O Fichário de Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva,2001
- SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2001
- SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais na sala de aula: Um manual para o professor.São Paulo: Perspectiva. 2008
- REVERBEL, Olga. Um caminho do teatro na escola. São Paulo : Scipione, 1989
- RYNGAERT, Jean- Pierre. Jogar, representar:Práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify,2009