Nome da Atividade
EDU. USO ADEQ. TEMPO LIVRE:ÓCIO HUMA. CIDAD.
CÓDIGO
05000305
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
Ementa
Elementos básicos para a compreensão do ócio humanista a partir de suas fontes históricas e contemporâneas, a relação com processos de formação humana e de cidadania.
Objetivos
Objetivo Geral:
1. Desenvolver a compreensão de ócio a partir de suas fontes gregas, modernas e contemporâneas;2. Identificar as aproximações e as diferenças entre “trabalho”, “tempo livre”, mercado de consumo” e “ócio”;
3. Desvendar as conexões entre ócio humanista e educação na formação da cidadania;
4. Refletir o ócio humanista como proposta de educação e desenvolvimento humano;
5. Compreender a educação para o ócio humanista dentro dos territórios formais e informais de ensino e aprendizagem;
6. Descobrir as relações entre ócio humanista, educação, arte, direitos humanos e ética.
Conteúdo Programático
1. O que é ócio? Fontes históricas: Grécia, idade média, moderna e pós-moderna;
2. Trabalho, tempo livre, mercado de consumo e ócio humanista;
3. Ócio e educação: laços de comunhão e formação da cidadania;
4. A sociedade de consumo, o individualismo e o ócio;
5. Diálogos entre arte, processos de educação, ética, direitos humanos e ócio;
2. Trabalho, tempo livre, mercado de consumo e ócio humanista;
3. Ócio e educação: laços de comunhão e formação da cidadania;
4. A sociedade de consumo, o individualismo e o ócio;
5. Diálogos entre arte, processos de educação, ética, direitos humanos e ócio;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 9º ed. Forense Universitaria. Rio de Janeiro. RJ. Brasil, 1999
- BRUHNS, Heloísa Turini (org.). Introdução aos estudos do lazer. Editora Unicamp. Campinas, SP. Brasil, 1997.
- CHOMSKY, Noam. La (Des)Educación. Crítica. Barcelona. España, 2002.
- CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly; CUENCA, Manuel; BUARQUE, Cristovam; TRIGO, V. Ocio y Desarrollo. Documentos de Estudios de Ocio, nº 18. Universidad de Deusto, Bilbao. España, 2001
- CUENCA CABEZA, Manuel. Ocio Humanista. Documentos de Estudios de Ocio, nº 16. Universidad de Deusto. Bilbao. España, 2000
- DUARTE JR., Joao Francisco. O sentido dos sentidos. 2ª ed. Criar Edições. Curitiba. PR. Brasil, 2003
- GUATTARI, Félix. As Três Ecologias. 6ª ed. Papirus. Campinas. SP. Brasil, 1997
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3ª edição. DP&A editora. Rio de Janeiro. RJ. Brasil, 1999
- MAY, Rollo. A Coragem de Criar. Rio de Janeiro:. Nova Fronteira, 1975.