Nome da Atividade
CRIAÇÃO EM PERFORMANCE
CÓDIGO
05000306
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo teórico-prático dos procedimentos da criação na arte de performance.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos um espaço propositivo na arte de performance através da investigação, análise crítica e reflexão, buscando o desenvolvimento de processos de criação individuais e coletivos.

Conteúdo Programático

- A arte de performance (estudo teórico conceitual e análise de trabalhos de artistas);
- Estudo de processos de composição em performance;
- Prática em criação;
- Investigação de si;
- Registros do processo;
- Reflexão teórica;
- Estratégias de inserção de trabalhos na arte de performance;
- Relação entre obra e processo;
- Artes hifenizadas/Diálogos entre linguagens (contaminações);
- Noção de working in progress/obra em processo;
- Noções de autoria em performance.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUSLANDER, Philip. From acting to performance: essays in modernism and postmodernism. London: Routledge, 1997. 173p.
  • BERNSTEIN, Ana. Marina Abramovic conversa com Ana Bernstein. Caderno Videobrasil, São Paulo, vol. 01, p. 126 – 144, 2005
  • BIRRINGER, Johannes H. Media & performance: along the border. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998. 381 p.
  • CARLSON, Carlson. Performance: a critical introduction. New York: Routledge, 1996. 247p
  • BRITES, Blanca. TESSLER, Elida (orgs.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 2002. p. 35 – 50.
  • COHEN, Renato. Working in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998. 135 p.
  • COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007. 182 p.
  • GOLDBERG, RoseLee. Performance: Live art since the 60s. London: Thames & Hudson Ltd, 2004. 240p
  • GOLDBERG, RoseLee. Performance art: from futurism to the present. London: Thames & Hudson Ltd, 2001. 240p
  • GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987. 152p
  • GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. In defence of performance art. In: HAY, Deborah. My Body, the Buddhist. Hanover: Wesleyan University Press, 2000. 105p
  • HEATHFIELD, Adrian (ed.). Live: art and performance. New York: Routledge, 2004. p. 76 - 85
  • GROTOWSKI, Jerzy. El Performer. El tonto del pueblo, La Paz, n.3, p. 154-164, mayo 1999
  • MARGOLIN, Deb. A perfect theatre for one - Teaching performance composition. The drama review, New York, 41 (2), n.154, p. 68-81, summer 1997
  • NUNES, Sandra Meyer. O criador-intérprete na dança contemporânea. Revista NUPEART - Núcleo Pedagógico de Educação e Arte, Florianópolis, v. 01, n. 01, p. 83-96, 2002
  • ROLLA, Marco Paulo; HILL, Marcos (orgs.). MIP: manifestação internacional de performance. Belo Horizonte: CEIA, 2005. 324p.
  • ROLNIK, Suely. Deleuze esquizoanalista. Cadernos de Subjetividade. Vol. 01 Nº 01. São Paulo: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, 1993.
  • SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. New York: Routledge, 2003. 289 p.
  • SCHECHNER, Richard. Performance studies: the broad-spectrum approach. National Forum, summer 1990
  • VILLAR, Fernando Pinheiro. performanceS. In: CARREIRA, Luiz Antunes Netto… [et al.] (orgs.). Mediações performáticas latino- americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. p. 71 – 80.

Página gerada em 19/04/2024 09:41:30 (consulta levou 0.053434s)