Nome da Atividade
POÉTICAS TEATRAIS CONTEMP. E TEATRO DE GRUPO
CÓDIGO
05000307
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8

Ementa

Estudos e práticas com poéticas teatrais contemporâneas. A criação do ator no contexto pós 1980. Desenvolvimento de cenas a partir de paradigmas contemporâneos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender o trabalho do ator no contexto de grupos teatrais contemporâneos;
Desenvolver práticas a partir de poéticas teatrais contemporâneas;
Entender o grupo de teatro como uma instância pedagógica para o trabalho do ator.

Conteúdo Programático

- Teatro de grupo e trabalho colaborativo;
- Miniaturização e “bricolage” no processo de criação do ator no período pós 1980;
- Trainning, Main action e ready made;
- Performance e performatividade;
- O ator como pesquisador;
- O teatro e o entrecruzamento de culturas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990
  • BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
  • CARLSON, Marvin. El teatro como máquina de la memória – los fantasmas de la escena. Buenos Aires: Artes del sur, 2001
  • FÉRAL, Josette. Teatro, teoria y práctica: más allá de lãs fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004
  • GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992
  • GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski – 1959-1969. São Paulo: SESCSP/Perspectiva, 2007
  • GUINSBURG, J. & FERNANDES, S. (orgs.). O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008
  • MAFFESOLI, Michel. A parte do diabo – resumo da subversão pós-moderna. Rio de Janeiro: Record, 2004
  • MÁSCARA. Cieslak – Testimonios, El Principe Constante, La ultima entrevista. México: Escenologia, 1994 (Ano 4 – nº 16)
  • MASCARA. Grotowski – numero especial de homenage. México: Escenologia, 1993.
  • MARINIS, Marco de. La parábola de Grotowski: el secreto del “novecento” teatral. Buenos Aires: Galerna/GETEA, 2004
  • MARINIS, Marco de. Em busca del actor y del espectador – comprender el teatro II. Buenos Aires: Galerna, 2005.
  • OIDA, Yoshi. Um ator errante. São Paulo: Beca, 1999
  • PAVIS, Patrice. O teatro no entrecruzamento das culturas. São Paulo: Perspectiva, 2008
  • RICHARDS, Thomas. Trabajar con Grotowski sobre las acciones físicas. Barcelona: Alba Editorial, 2005
  • RIZK, Beatriz J. Posmodernismo y teatro en América Latina – teorias y prácticas en el umbral del siglo XXI. Madrid: Iberoamericana, 2001
  • SERRANO, Raúl. Nuevas tesis sobre Stanislavski – fundamentos de una teoria pedagógica. Buenos Aires: ATUEL, 2004
  • SCHECHNER, Richard. Performance – teoria & prácticas interculturales. Buenos Aires: Libros de Rojas, 2000
  • TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Porto Alegre: Mediação, 2008

Página gerada em 16/04/2024 07:44:04 (consulta levou 0.054772s)