Nome da Atividade
OFICINA DE TEATRO RITUAL
CÓDIGO
05001000
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Experimentações cênicas em torno de arquétipos, mitos e cenas-rituais.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

- consciência e expressividade do corpo e da voz, conexão com o universo interior de imagens, emoções e impulsos;
- recursos expressivos dos participantes e diferentes energias arquetípicas;
- o aspecto ritual no processo criativo: improvisação, composição e re-presentação cênica;
- criação de personagens arquetípicos e partituras de ações físico-vocais;
- estudo de diferentes mitos, relacionados a diferentes arquétipos;
- narrativas de mitos, o ator-narrador e a relação com o espectador;
- composição de cenas-rituais, a partir de diferentes mitos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1984.
  • BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
  • BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
  • GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
  • OIDA, Yoshi. Um ator errante. São Paulo: Beca, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • BONFITTO, Matteo. A cinética do invisível. São Paulo: Perspectiva, 2009.
  • BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2001.
  • ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • INNES, Cristopher. El teatro sagrado: el ritual y la vanguarda. México: Fondo de Cultura Econômica, 1992.
  • PALACIOS, Felipe Reyes. Artaud e Grotowski: el teatro dionisiaco de nuestro tiempo? México: Gacetas, 1991.

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