Nome da Atividade
UNIDADE SAÚDE BUCAL COLETIVA II
CÓDIGO
0740007
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina recupera o conceito de política pública e ator social, com enfoque nas políticas públicas de saúde no Brasil que culminaram com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda, apresenta os modelos de atenção e de assistência em saúde, destacando as ações de vigilância em saúde, além de aproximar os estudantes aos sistemas de informação em saúde. As atividades práticas contemplam triagem de risco de doenças bucais, com identificação de condição e necessidade, planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações educativas, preventivas e curativas (elaboração de relatório) em escolas municipais e visitas ao Conselho Municipal de Saúde de Pelotas/RS.

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina recupera o conceito de política pública e ator social, com enfoque nas políticas públicas de saúde no Brasil que culminaram com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda, apresenta os modelos de atenção e de assistência em saúde, com enfoque nas ações de vigilância em saúde, além de aproximar os estudantes aos sistemas de informação em saúde. As atividades práticas contemplam triagem de risco de doenças bucais, com identificação de condição e necessidade, planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações educativas, preventivas e curativas (elaboração de relatório).

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Antunes JLF, Peres MA. Epidemiologia da Saúde Bucal – Fundamentos da Odontologia. 2006. Chaves MM. Odontologia Social. 1986. Pereira AC. Odontologia em Saúde Bucal Coletiva. 2003.

Bibliografia Complementar:

  • Pereira MGP. Epidemiologia - Teoria e prática. 2007. Pinto VG. Saúde Bucal Coletiva. 2008.

Página gerada em 20/04/2024 07:40:45 (consulta levou 0.052110s)