Nome da Atividade
TERAPIA OCUPACIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA
CÓDIGO
07950089
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Esta disciplina visa proporcionar ao aluno o aprendizado da atuação da Terapia na área da cultura, baseando-se na fundamentação da profissão e no direito de cidadania cultural.

Objetivos

Objetivo Geral:

Auxiliar na reflexão sobre a importância dos aspectos e/ou contextos culturais na vida do sujeito e a relação aos modos de vida e cotidiano, relativos a Fruição e participação, envolvendo os espaços de pertença e direitos culturais. Assim como mecanismos de ação e intervenção da Terapia Ocupacional nos impactos de ruptura ou transições culturais.
Apresentar o papel do terapeuta ocupacional na área da Cultura e sua relevância frente às demandas de fruição e participação dos sujeitos frente aos seus direitos culturais.
Proporcionar ao aluno suporte teórico e técnico para atuar na área da Cultura
Promover o aprendizado por meio de recursos audiovisuais e através de práticas em ambientes culturais.

Conteúdo Programático

Paradigmas Dominante e Emergente: tensões entre regulação e emancipação;
Políticas públicas culturais;
Direitos Humanos e Cidadania cultural;
Terapia ocupacional em cultura;
Transições e rupturas culturais;
Cultura e comunidades em situação de vulnerabilidade;
Acessibilidade cultural;
Tecnologia Assistiva em ambientes culturais;
Ergonomia em ambientes culturais;
Práticas em ambientes culturais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • De Carlo, Marysia; BARTALOTTI, Celina Camargo. (ORGS). Terapia Ocupacional no Brasil: Fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexus Editora, 2001.
  • OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de; HOLANDA, Gerda de Souza; DORNELES, Patrícia Silva; MELO, Juliana Valéria de. Acessibilidade Cultural no Brasil: narrativas e vivências em ambientes sociais.
  • SALASAR, D. N; SANTOS, E. A. dos; MICHELON, F. F. Acessibilidade em museus: o terapeuta ocupacional como mediador de acessibilidade cultural para pessoas com deficiência. 134f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, 2017.

Bibliografia Complementar:

  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decene. CORTEZ, 2012.
  • CARDOSO, Eduardo; CUTY, Jeniffer. (ORGS) Acessibilidade em ambientes culturais. Relatos de experiências. Porto Alegre: Marca visual, 2014.
  • SILVA, Carla Regina. Direitos Humanos para a diversidade: Construindo espaços de arte, cultura e educação. São Carlos : São Jorge, 2014.
  • MICHELON, Francisca Ferreira. (ORG) Entre o Sal e o Açúcar: O doce através dos sentidos. Catálogo do projeto O Museu do Conhecimento para todos. Pelotas : Felipe Fehberg Herrmann, 2018.
  • CADERNOS DE TERAPIA OCUPACIONAL da UFSCar. Dossiê de Cultura. Vol. 24, n.1 jan-mar. 2016

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