Nome da Atividade
GESTÃO SOCIAL E TERCEIRO SETOR
CÓDIGO
08970089
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

A interface entre os três setores (primeiro, segundo e terceiro). Conceito, natureza e características das organizações do Terceiro Setor (objetivos). Gestão de organizações do terceiro setor. Cultura, mercado e desenvolvimento. Perspectivas teóricas e níveis de análise. Transformações das organizações do terceiro setor. Tendências, perspectivas e possibilidades para o Terceiro Setor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fazer com que o aluno perceba a importância da gestão social e do terceiro setor na Sociedade atual.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - ESTADO, MERCADO E SOCIEDADE CIVIL
• Mudanças na Sociedade e o contexto histórico;
• O surgimento da Sociedade de Mercado;
• Estado e Sociedade civil;
• Atuação e importância das ações coletivas.

UNIDADE II – TERCEIRO SETOR
• Primeiro, Segundo e Terceiro Setor;
• Conceitos de organizações do Terceiro Setor;
• Sociedade Civil;
• Terceiro setor e transformação social
• Economia Social e Economia Solidária

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PIMENTA, Carlos César. A reforma gerencial do Estado brasileiro no contexto das grandes tendências mundiais. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: 32 (5), 173-99, 1998
  • POLANYI, K. A grande transformação. Rio de Janeiro: Campinas, 2000
  • SALAMON, Lester M. A emergência do terceiro setor - uma revolução associativa global.Revista de Administração da USP. São Paulo: 33(1), 5-11, jan.mar. 1998
  • SALAMON, Lester M. A falsa dicotomia entre o Estado e o terceiro setor. www.uol.com.br/fsp/, São Paulo, 01/04/2001
  • SERVA, M. A Racionalidade substantiva demonstrada na prática administrativa. Revista de Administração de Empresas, v. 37, n° 02, 18-30. São Paulo: FGV 1997
  • SERVA, Maurício. O fenômeno das organizações substantivas. In Revista de Administração de Empresas, v. 33, n. 2, p. 36-43. São Paulo: FGV, 2002
  • SOLÉ, Andreu. ¿Qué es una empresa? Construcción de un ideal tipo transdisciplinário. WorkingPaper. Paris, 2004.
  • TENÓRIO, Fernando (org.). Gestão de Ongs: principais funções gerenciais. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1997

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