Nome da Atividade
TERAPIA OCUPACIONAL SENSO-PERCEPTIVA
CÓDIGO
1030061
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina objetiva o conhecimento da evolução sensorial e perceptiva da criança, apresentando ao aluno material para avaliação e estimulação do paciente, de forma que reconheça no mesmo distúrbios e disfunções sensórioperceptivos e ainda, metodologia de investigação, educação, reeducação segundo a escala do desenvolvimento
neuropsicomotor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao aluno, o conhecimento teórico da senso-percepção e da atuação do terapeuta ocupacional nas disfunções sensoriais.

Conteúdo Programático

Intervenções da Terapia Ocupacional na Deficiência Auditiva
Intervenções da Terapia Ocupacional na Deficiência Visual

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BUENO, J. M. Psicomotricidade teoria e pratica. Ed. Lovise, São Paulo, 1998.
  • BRUNO, M. M. G. O Desenvolvimento integral do portador de deficiência visual: da intervenção precoce a integração escolar. São Paulo, Newswork. 1993.
  • CAPOVILLA, F.C. O uso de sistemas alternativos e facilitadores de comunicação para o tratamento e a melhoria da qualidade de vida de afásicos. O mundo da Saúde – ano 20, vol.10 – novembro/dezembro 1996.

Bibliografia Complementar:

  • NIESTADT, Maureen. E. et all. – Willard & Spackman – Terapia ocupacional. 9ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
  • PARHAM, L.D.; FAZIO, L.S. A recreação na terapia ocupacional pediátrica. São Paulo: Santos, 2000.
  • RODRIGUES, M.F.A. A estimulação da criança especial em casa. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000.
  • TEIXEIRA, Érica et al. AACD – Terapia ocupacional na reabilitação física. São Paulo: Roca, 2003

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