Nome da Atividade
TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
CÓDIGO
1320060
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Noções de: texto e textualidade; argumentação; coesão e coerência; estrutura textual.
Técnicas de Organização do pensamento e de organização discursiva.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oportunizar aos alunos o aperfeiçoamento da expressão linguística escrita, por meio da
leitura e da produção de textos de diversos tipos.
Identificar as estruturas formais e discursivas do texto;
Reconhecer elementos de estrutura argumentativa e construir argumentos bem elaborados;
Ver a linguagem como processo interativo, reconhecendo as variadas possibilidades de seu
uso e recursos em diferentes situações sociais;
Refletir sobre a noção de texto/discurso a partir da aquisição de conhecimentos básicos sobre
sua estrutura e sua organização;
Elaborar esquemas (Mapas Conceituais) como método de organização das idéias e facilitador
da produção textual.
Produzir alguns tipos de textos de essência informativa, de uso em situação acadêmica, tais
como resumo, resenha e artigo científico

Conteúdo Programático

Conceito de texto e textualidade (legibilidade e argumentação)
Sobre idéias, argumentos, autenticidade, originalidade, plágio e autoplágio: ética,
convenções, normatização e legislação.
A estrutura do argumento e possibilidade de fundamentos;
Elementos essenciais de um texto bem redigido (coerência, concisão, informatividade e
fundamentação);
Estruturas textuais: superestrutura, macroestrutura global, macroestrutura tópica,
microestrutura.
Intertextualidade.
Resumo: conceito e características.
O que eu disse e o que ele disse: citações parafrásicas ou indiretas.
Resenha: conceito e características.
Artigo científico: conceito e características

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDÃO, T. Texto argumentativo: escrita e cidadania. Pelotas: L&PM, 2001. DIONISIO, A. P. , MACHADO, A. R. e BEZERRA, M. A. (orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1995. FIORIN, L.J. & PLATÃO, F. Savioli. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003. ___________ Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1999. KOCH, Ingedore. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2005. ____________. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2005. ____________ & TRAVAGLIA. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2005. ____________ & TRAVAGLIA. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 2000. ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. Campinas, São Paulo: Cortez Editores/Unicamp, 1998. VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

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