Nome da Atividade
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
CÓDIGO
1320111
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Conceito de comunicação. O processo de comunicação. O objeto da teoria da comunicação. Paradigmas teórico-metodológicos da teoria da comunicação. Principais abordagens no estudo da comunicação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Analisar e pesquisar os fundamentos da comunicação social. Analisar os fenômenos da comunicação social.

Conteúdo Programático

I – A comunicação
1.1- Introdução ao estudo da comunicação
1.2 - O objeto da comunicação
1.3- A questão da interdisciplinaridade
1.4- Os elementos do processo de comunicação

II- A evolução da comunicação
2.1- Os meios de comunicação de massa

III- A comunicação como questão
3.1- Os estudos norte-americanos: Mass Communication Research
3.2. A Escola de Frankfurt
3.3. Os Estudos Culturais

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HOHFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C. e França, Vera. (org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis : Vozes, 2001. POLISTCHUCK, Inana e TRINTA, Aloísio. Teorias da comunicação. Rio de Janeiro : Campus, 2002. WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa : Presença, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • DE FLEUR, Melvin e BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro : Zahar, 1993. PERUZZOLO, Adair. Comunicação e cultura. Porto Alegre : Sulina, 1972. BERLO, David. O processo de comunicação. São Paulo : Fundo de cultura. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo : Paz e Terra, 1998. COHN, Gabriel (org.) Comunicação e indústria cultural. São Paulo : Nacional, 1977. KIENTZ, Albert. Comunicação de massa, análise de conteúdo. Rio de Janeiro : Eldorado, 1975. MATTELARD, Armand e MATTELARD, Michelle. História das teorias da comunicação. São Paulo : Loyola, 1999.

Página gerada em 25/04/2024 16:28:23 (consulta levou 0.120506s)