Nome da Atividade
TÉCNICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
CÓDIGO
1320267
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Considerações sobre a noção de texto e textualidade. Aspectos relativos à norma culta da Língua Portuguesa e produção de textos em diversos gêneros textuais. Articulação do texto escrito. Ordenação de parágrafos e a ligação lógica das idéias. Linguagem e argumentação. Dimensão discursiva do texto. Criticidade e autonomia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar os alunos a comunicar-se eficazmente em Língua Portuguesa, com o propósito de dar-lhes ferramentas para realizar as mais diversas tarefas da vida cotidiana, através dos códigos oral e escrito, utilizando recursos de produção textual em um nível básico.

Conteúdo Programático

Escrita e pós-escrita de texto.
Conscientização da importância da leitura.
Estrutura do parágrafo.
Texto argumentativo: introdução, desenvolvimento e conclusão do texto dissertativo-argumentativo.
Estruturação de resumo, artigo, fichamento, ensaio, crônica, monografia, resenha descritiva e resenha crítica.
Intertextualidade, paráfrase e paródia.
Coesão e coerência.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Texto & interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2005.
  • FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de textos para estudantes universitários. Rio de Janeiro: Vozes, 1992.
  • FICAGNA, Alba Valéria Oliveira et al. Manual de métodos e técnicas de pesquisa. Passo Fundo: Faplan, 2007.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliando redações: da escola ao vestibular. Porto Alegre: Mediação, 2002.
  • KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. A coerência textual. 6º ed. São Paulo: Contexto, 1995.
  • KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 8º ed. São Paulo: Contexto, 1996.
  • MACHADO, Anna Rachel [coord.]; LOUSADA, Eliane; TARDELLI, Lília Santos Abreu. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004.
  • MACHADO, Anna Rachel [coord.]; LOUSADA, Eliane; TARDELLI, Lília Santos Abreu. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004.
  • MACHADO, Anna Rachel [coord.]; LOUSADA, Eliane; TARDELLI, Lília Santos Abreu.Planejar gêneros acadêmicos: escrita científica, texto acadêmico, diário de pesquisa, metodologia. São Paulo: Parábola, 2005.
  • MEDEIROS, Marta. Quem precisa saber escrever? Zero Hora, Porto Alegre, 22 de abril de 2005.
  • PEREIRA, Gil Carlos. A palavra: expressão e criatividade. São Paulo: Moderna, 1997.
  • PIFFERO, Luiza. Mestres sem livros. Amanhã, p. 68-69, março, 2007.
  • RODRIGUES, Laís Maria Passos; BARBOSA, Maria Eunice de Oliveira; BRANDÃO, Teresinha dos Santos. Maneiras do dizer: língua portuguesa no ensino médio. Pelotas: Mário Quintana, 1998.
  • SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 5º ed. São Paulo: Ática, 2006.
  • TEIXEIRA, Jerônimo. Riqueza da língua. Veja, nº. 2025, p. 88-99, setembro, 2007.

Página gerada em 18/04/2024 23:21:54 (consulta levou 0.120768s)