Nome da Atividade
PRÁTICAS PEDAGÓG. DA ED. FÍS. DE 6ª A 9ª
CÓDIGO
13370027
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Educação Física na escola: procedimentos pedagógicos, construção de projetos político-pedagógicos, metas, planejamentos, objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino, processos avaliativos e recursos materiais

Objetivos

Objetivo Geral:

a) compreender a disciplina de educação física no currículo escolar do 6º ao 9º ano da Educação Básica; b) identificar as condições nas quais a educação física é desenvolvida neste nível de ensino; c) vivenciar e refletir acerca das possibilidades de qualificar o trabalho pedagógico da educação física escolar.

Conteúdo Programático

Educação Física e os projetos políticos-pedagógicos: projeções e realidades;
Planejamentos, objetivos, avaliações e recursos materiais;
Procedimentos de ensino para aulas no cotidiano de Educação Física;
Processos de ensino;
Avaliação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. FREITAS, LUIZ C. Crítica daOrganização do trabalho pedagógico e da Didática. Campinas-SP: Papirus, 1995. FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1999. PISTRAK, Moiseh. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2003. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 jan./abr. 2007 TAFFAREL, Celi Nelza. Do Trabalho em Geral ao Trabalho Pedagógico: contribuição ao debate sobre o trabalho pedagógico na educação física. Revista Motrivivência: Ano XXII, Nº 35, p. 18-40 Dezembro 2010.

Bibliografia Complementar:

  • ENGUITA, M. F. A face oculta da escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. LOMBARDI, J.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. Capitalismo, Trabalho e Educação. Campinas–SP: Autores Associados, 2005. SOUZA, Maristela. Esporte Escolar: possibilidade superadora do plano da cultura corporal. São Paulo: Ícone, 2009. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 1984.

Página gerada em 28/03/2024 12:53:23 (consulta levou 0.104666s)