Nome da Atividade
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ED. FÍSICA ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
13370029
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Educação Física no Ensino Médio (EM): fundamentos legais e pedagógicos. Projetos político-pedagógicos escolares, planejamentos, objetivos, conteúdos, competências, procedimentos de ensino, processos avaliativos e recursos materiais para as práticas pedagógicas da EF no EM. A EF no cotidiano: procedimentos de ensino, o projetado e o realizado.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar contatos pedagógicos e experiências docentes com a realidade da EF no EM. Desenvolver capacidades críticas sobre a EF como disciplina escolar, inter-relacionada com elementos legais, antropológicos, sócio-culturais, e político-econômicos. Compreender das bases legais e da literatura sobre a EF no EM.

Conteúdo Programático

1ª Unidade: Bases legais e da literatura sobre EF no EM.
2ª Unidade: Projetos pedagógicos e a realidade da EF no EM.
3ª Unidade: Planos de aula e planos de ensino.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília/MEC, 2006. ILHA, Franciele Roos da Silva, KRUGER, L. G., CRISTINO, A. P. R. A evasão dos alunos do ensino médio nas aulas de Educação Física. Biomotriz (Cruz Alta). , v.4, p.15 - 31, 2007. PEREIRA, F. M. O cotidiano escolar e a Educação Física Necessária. Pelotas, Universitária, 1994. VARGAS, J. E. N. Educação Física no ensino médio noturno na Zona Sul do Rio Grande do Sul: realidades e possibilidades. Pelotas, ESEF/UFPel, 2009. Dissertação de Mestrado em Educação Física. PEREIRA, F. M. Nível médio de ensino: aulas de Educação Física como espaço de concretização pedagógica no cotidiano escolar. Revista Pensar a Prática. v 1, nº 1/2, pp. 136-155, 1999. PEREIRA, F. M. Nível médio de ensino, educação física e conhecimento. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 32-53, 2000. PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo, Cortez, 2004.

Página gerada em 28/03/2024 20:47:11 (consulta levou 0.110604s)