Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE BALÉ CLÁSSICO
CÓDIGO
1440176
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Ensino introdutório do balé clássico. Compreensão do balé como recurso de preparação
técnica e investigativa para a Dança. Reconhecimento das possibilidades individuais de
movimento. Compreensão inicial sobre a organização de uma aula de balé clássico.
Metodologias de ensino. Organização lógica e função dos exercícios na barra e centro.
Estabelecimento de relações entre conteúdos específicos (história, nomenclatura e mecânica
de execução) com outras experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena.
Observação de aulas.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Introduzir o aprendizado da técnica do balé clássico;
- Apresentar o balé clássico como um recurso de preparação técnica e investigativa para a
Dança;
- Propor o desenvolvimento da inteligência corporal do aluno na relação princípios técnicos do
balé – potencialidades individuais de movimento;
- Introduzir conceitos básicos de uma aula de técnica clássica: metodologia, organização
lógica e função dos exercícios na barra e centro;
- Favorecer as relações entre as estratégias específicas de prática do balé clássico e outras
experiências corporais, ensino da dança e cena.

Conteúdo Programático

Referências históricas e princípios básicos de organização da técnica;
Organização corporal;
Posições de pés, braços e cabeça;
O foco, o olhar e a presença cênica;
Relações com o espaço;
Percepção e acentuação rítmicas;
Organização lógica de uma aula de balé;
Repertório básico de movimentos (barra e centro), nomenclatura e linguagem;
Mecânica de execução e qualidades de movimento;
Percepção somática, sinestésica e cinestésica na execução e apreciação do balé ;
Função dos exercícios;
Metodologias de ensino.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BLANDINE-CALAIS, B. Anatomia para o Movimento. Vols I e II. São Paulo: Manole, 1991 CALAZANS, Julieta, CASTILHO, Jacyan e GOMES, Simone (Coords.). Dança e Educação em Movimento. São Paulo: Cortez, 2003. HAAS, Jacqui Greene. Anatomia da Dança. Tradução Paulo Laino Cândido. Barueri, SP: Manole. 2011. PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1989. SAMPAIO, Flávio. Ballet Essencial. Rio de Janeiro: Sprint Ltda, 1994. VAGANOVA, Agripina. Las Bases de la Danza Clasica. Buenos Aires: Centurión. S/D

Bibliografia Complementar:

  • BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. MONTEIRO, Mariana. Noverre. Cartas sobre dança. São Paulo : Editora USP-FAPESP, 1998 HILTON, Wendy. Dance of Court and Theater – The French Noble Style – 1960-1725. Princenton Book Company, 1981. LOBATO, Lúcia F. (Org.). O Ballet Sem a Realeza Cai na Real. Salvador: P&A.2007.

Página gerada em 19/04/2024 13:03:27 (consulta levou 0.111765s)