Nome da Atividade
DANÇA: INFÂNCIA E MATURIDADE
CÓDIGO
1440180
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

Dança, Infância e Maturidade: entendimento, relações e possibilidades de atuação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Entender o processo de desenvolvimento humano na infância e na maturidade.
Refletir sobre os interesses que envolvem as diferentes fases da vida.
Compreender, problematizar e ampliar as possibilidades de atuação da dança na infância e
na maturidade.

Conteúdo Programático

Desenvolvimento infanto-juvenil e suas diferentes teorias.
A criança e o Brincar.
A Dança na Infância e na Adolescência.
Transição: da adolescência à maturidade.
Desenvolvimento humano na Maturidade.
Maturidade e questões sociais.
A Dança na Maturidade.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COLETIVO de Autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1994. FIGUEIREDO, Marcio Xavier Bonorino. A Corporeidade na Escola: brincadeiras, jogos e desenhos. Pelotas: Editora Universitária/UFPel, 2009. NERI, Anita Liberalesso, Guita Grin Debert (orgs.) Velhice e Sociedade. Campinas, SP: Papirus, 1999. PAPALIA, D.; OLDS, S. Desenvolvimento Humano. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • BEE, H. MITCHELL, K. A pessoa em Desenvolvimento. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1984. NERI, Anita Liberalesso (org) Desenvolvimento e Envelhecimento: Perspectivas biológicas, psicológicas e sociológicas. Campinas, SP: Papirus,2001.

Página gerada em 28/03/2024 18:31:11 (consulta levou 0.058379s)