Nome da Atividade
MARKETING APLICADO
CÓDIGO
1640141
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Visão geral da função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com as
outras áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do mercado, planejamento do produto, apreçamento, promoção, canais, logística de distribuição.
Pesquisa de mercado.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver a compreensão dos fundamentos de Marketing e suas aplicações na Engenharia de Produção.

Conteúdo Programático

1. Visão geral da função de marketing
2. Comportamento do consumidor
3. Estruturação do mercado
3.1. Planejamento do produto
3.2. Apreçamento
3.3. Promoção
3.4 Canais
3.5. Logística de distribuição
4. Pesquisa de mercado

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COBRA, M. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  • KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2012.
  • LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2012.
  • CHURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing: Criando Valor para os Clientes. 3.ed; São Paulo: Saraiva, 2013.
  • GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3.ed.; Rio de Janeiro: Campus, 2009.
  • KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006
  • RIES, Al. As 22 consagradas leis do marketing. São Paulo: Makron Books, 1993.

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