Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA II
CÓDIGO
D000306
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Dança na Escola: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Metodologias de
ensino de Dança. Planejamento de aulas de Dança. Diretrizes pedagógicas da Dança.
Avaliação em Dança no espaço formal.
ensino de Dança. Planejamento de aulas de Dança. Diretrizes pedagógicas da Dança.
Avaliação em Dança no espaço formal.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Contextualizar a especificidade do ensino da Dança na Escola;- Analisar e contextualizar diferentes realidades escolares;
Conteúdo Programático
- Dança-educação;
- Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte/Dança;
- Referenciais Curriculares em Dança do RS;
- Abordagens de ensino em dança: planejamento, metodologias, métodos e técnicas;
- Metodologia Triangular;
- Avaliação em Dança;
- Ética profissional e docência.
- Parâmetros Curriculares Nacionais em Arte/Dança;
- Referenciais Curriculares em Dança do RS;
- Abordagens de ensino em dança: planejamento, metodologias, métodos e técnicas;
- Metodologia Triangular;
- Avaliação em Dança;
- Ética profissional e docência.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. DUARTE JR., João-Francisco. Por que Arte-Educação? Campinas: Papirus, 1994. LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo, Cortez, 2003. MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje. Textos e Contextos. São Paulo, Cortez, 1999. STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. São Paulo, Papirus Editora, 2006.
Bibliografia Complementar:
- BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Autores Associados. Campinas, 2001. PORPINO, Karenine. Dança é Educação – interfaces entre corporeidade e estética. Natal, EDUFRN, 2006.