Nome da Atividade
LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA II
CÓDIGO
D000378
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Formação teórico-crítica do professor de língua inglesa.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover leituras acerca de temas pertinentes ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, de forma a orientar a reflexão crítica acerca da prática pedagógica do professor de língua inglesa no contexto educacional brasileiro.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 1993. ALMEIDA FILHO, J. C. P. O ensino de línguas no Brasil de 1978. E agora? Revista brasileira de lingüística aplicada. v. 1, n.1. p. 15-29, 2001. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Crise, transições e mudança no currículo de formação de professores de línguas. In: FORTKAMP, M. B. M.; TOMITCH, L. M. B. (orgs), Aspectos da lingüística aplicada. Florianópolis: Insular, p. 33-47, 2000. BOHN, H. I. Lingüística aplicada e contexto brasileiro: reflexões e boa prática. In: MENEZES, V.; DUTRA, D. P.; MELLO, H. (orgs.) Anais do VI congresso brasileiro de lingüística aplicada. CD-Rom. ALAB, 2002. ELLIS, R. Instructed second language acquisition. Blackwell, 2001. KUMARAVADIVELU, B. Toward a postmethod pedagogy. TESOL Quarterly, 35, 4, p. 537-60, Winter, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. Prentice Hall Regents, 1994. McCARTHY, Michael. Discourse analysis for language teachers. Cambridge University Press, 1991 RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. Approaches and methods in Language Teaching. Cambridge University Press, 2001.

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