Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO II
CÓDIGO
D000583
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo teórico e prático das metodologias de ensino do teatro
que têm a criação coletiva e o processo colaborativo como
base: O Jogo de Aprendizagem e o Drama como método de
Ensino.
Estudo da pedagogia teatral no trabalho do diretor: as ideais de
diretor-pedagogo/ mestre-encenador.
Possibilidades de associações das pedagogias estudadas com
as práticas de teatro contemporâneo e suas possibilidades
educacionais em diferentes contextos e espaços educativos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1 – O Jogo de Aprendizagem
1.1 Bertolt Brecht e as origens do teatro dialético
1.2 O Teatro épico e as Peças didáticas
1.3 A aprendizagem em teatro a partir da leitura, do jogo e da reflexão social em grupo
1.4 As peças didáticas traduzidas para a língua portuguesa
Unidade 2 – A prática do Jogo de Aprendizagem
2.1 O Jogo de criação de cenas
2.2 A interpretação, a encenação, a dramaturgia e a cenografia
2.3 A relação entre jogadores e espectadores
2.4 O Jogo de Aprendizagem e os grupos escolares e
comunitários
Unidade 3 – O Drama como método de Ensino
3.1 As pesquisas e as práticas do Drama como método de
ensino no Brasil e no mundo
3.2 Processos de criação colaborativa com crianças e jovens:
Criação do projeto e formação da equipe proponente
Unidade 4 – A vivência de um processo de Drama em sala de
aula
4.1 A criação colaborativa de uma narrativa
4.2 Os Estímulos Compostos
4.3 O Professor Personagem
4.4 O processo criativo e a realidade local da escola e/ou da
comunidade
Unidade 5 – A pedagogia teatral no trabalho do diretor e as
possibilidades educacionais de teatro contemporâneo em
diferentes contextos e espaços educativos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRECHT, Bertolt. Teatro completo, volume 3: O Vôo sobre o oceano; A Eça didática de Baden-Baden sobre o acordo; Aquele que diz sim e aquele que diz não; A decisão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. ______. Teatro completo, volume 4: A exceção e a regra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. ______. Teatro completo, volume 5: Os horácios e os curiácios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006. _____. O Professor-Diretor e a busca da teatralidade em contextos periféricos. In: O teatro transcende. Nº 13; Blumenau, FURB, Divisão de Promoções Culturais, 2004. _____. Engajamento e Resistência na Perspectiva de um Projeto Intercultural de teatro. In: Urdimento 4. Revista de Estudos teatrais na América Latina. UDESC: Forianópolis, 2002. CABRAL, Beatriz (org.). Ensino do teatro: experiências interculturais. Florianópolis: Imprensa Universitária,1999. DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: HUCITEC, 2006. DORT, Bernard. “Distanciamento”: pra quê? in: O teatro e sua Realidade. Perspectiva, São Paulo: 1997 (págs 313-319). KOUDELA, Ingrid.(org.) Um vôo brechtiano: teoria e prática da peça didática. São Paulo: Perspectiva, 1992.
  • _______. Brecht na pós-modernidade. São Paulo: Perspectiva, 2001. _______. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, _______. A encenação contemporânea como prática pedagógica. in: Urdimento – Revista de Estudos Pós-Gradsuados em Artes Cênicas do PPGT/UDESC, N°10, (págs. 49-58). MARTINS, Marcos Bulhões. O mestre-encenador e o ator como dramaturgo. Revista Sala Preta. ECA-USP: São Paulo, (pgs. 240-246). PEIXOTO, Fernando. Brecht – uma introdução ao teatro dialético. Paz e Terra. Rio de Janeiro: 1981 SANTANA, Arão Paranaguá de; SOUZA, Luiz Roberto de; RIBEIRO, Tânia Cristina Costa. Visões da Ilha: apontamentos sobre teatro e educação – São Luis, 2003. SOMERS, John. (trad. Beatriz A. V. Cabral). Narrataiva, drama e estímulo composto. In: Revista Urdimento. v. 1, n. 17: Florianópolis, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • CABRAL, Beatriz. Avaliação em Teatro: implicações, problemas e possibilidades. In: Sala Preta – Revista de Artes Cênicas, ECA – USP, nº 02, 2002. PEIXOTO, Fernando. Teatro em movimento. São Paulo: Hucitec, 1985. PEIXOTO, Fernando. Brecht: vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. BADER, Wolfgang (Org.). Brecht no Brasil: experiências e influências. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. BRECHT, Bertolt. Sobre o ofício do ator, 1935 (aproximadamente) – 1941. in: Ecrits sur le théàtre [Escritos sobre teatro], vol I [Texto francês de Jean TAILLEUR e Guy DELFEL de Béatrice PERREGAUX e Jean JOURDHEIL]. Paris: L’ Arche, 1972. (págs. 395- 397 e 397-399) Tradução para o português por José Ronaldo FALEIRO. ______. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. ______. Diário de trabalho, volume 1: 1938-1941. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. ______. Diário de trabalho, volume 2: América, 1941-1947. Rio de Janeiro, Rocco, 2005. KOUDELA, Ingrid; SANTANA, Arão Paranaguá. Abordagens metodológicas do teatro na educação. in: Ciências Humanas em revista – São Luis, V.3, n.2, dezembro 2005. MONTHERO, Wagner. Em processo: imagens e memórias como materiais de criação no contexto do Drama. in: Revista Urdimento. v. 1, n. 17: Florianópolis, 2011. ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2006.

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