Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - TCC II
CÓDIGO
D000830
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Processo pedagógico de elaboração acadêmica individual, abrangendo temática pertinente a sua graduação com orientação de docente de ensino superior.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar aos estudantes um espaço de trabalho crítico do pensamento onde a prática da pesquisa possa ser discutida, analisada, aprendida em seus aspectos mais gerais. Trazer a pesquisa para o cotidiano das práticas estudantis. Fornecer aos estudantes elementos teóricos e práticos para a reflexão sobre as práticas epistemológicas da Educação Física. Experimentar algumas práticas constitutivas do fazer acadêmico-científico na universidade. Proporcionar um espaço e tempo pedagógicos para a apresentação e defesa oral e escrita do Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes.

Conteúdo Programático

Elaboração final do TCC. Apresentação e defesa do TCC. Técnicas de apresentação. Elaboração de Resumo. Critérios de Avaliação de um trabalho acadêmico: oral e escrito.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEMO, P. Saber Pensar. Guia da Escola Cidadã: Instituto Paulo Freire. 3ª Ed. v6. São Paulo. Cortez. 2002. DEMO, P. Introdução à Metodologia da Ciência. 2ª Ed. São Paulo. Atlas. 1987. ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. 14ª Ed. Perspectiva. São Paulo. 1998. FAZENDA, I. (org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. Cortez. São Paulo. 1991. GOULD, S.J. A falsa medida do Homem. 2ª Ed. São Paulo. Martins Fontes. São Paulo. 1999. HALLAL, P.; KNUTH, A. Epidemiologia da atividade física e a aproximação necessária com as pesquisas qualitativas. IN: RBCE, Campinas, SP: Autores Associados. 2006. HAGUETTE, T.M.F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis, RJ. Vozes. 1987. LOVISOLO, H. Atividade Física, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, Sprint, 2000. PARDO, E. RIGO, L.C. SILVEIRA, T.T. Fale Consigo: aportes de um plano de imanência ética, estética e política dos conceitos no campo da saúde. IN: RBCE, Campinas, SP: Autores Associados. 2006. SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as Ciências. 12ª Ed. Afrontamento. 1987. SACKS, O. Um Antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. São Paulo. Companhia das Letras. 1995. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico: diretrizes para o trabalho didático-científico na Universidade. 11ª Ed. São Paulo. Cortez. 1941. VÍCTORA, C.G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. de N. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre. Tomo Editorial. 2000. WACQUANT, L. Corpo e Alma: Notas etnográficas de um Aprendiz de Boxe. Rio de Janeiro. Relume Dumará. 2002. MATTOS, M. G., ROSSETO JR, A. J. & BLECHER, S. Teoria e prática da metodologia da pesquisa em Educação Física. São Paulo, Phorte, 2004. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo, Edgar Blucher, 1997. THOMAS, J. R. & NELSON, J. Métodos de pesquisa em Educação Física. 5ª ed. Porto Alegre, ArtMed, 2008. TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1987.

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