Nome da Atividade
ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
CÓDIGO
D000854
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Construção dos referenciais e estratégias de estudo e pesquisa
Objetivos
Objetivo Geral:
Introduzir o discente na rotina e na prática da vida acadêmica e da pesquisa.Conteúdo Programático
Conhecimento e Conhecimento Científico
Memória
Pesquisa e Investigação
Instrumentos de pesquisador
Projeto de pesquisa
Memória
Pesquisa e Investigação
Instrumentos de pesquisador
Projeto de pesquisa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues & STRECK, Danilo Romeu. Pes q ui s a p a r t i c i p a n t e: o s a b er d a p a r t ilha. Editora Idéias e Letras, 2007.
- BRANDÃO, Vera M. A. T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008.
- IDE, Pascal. A arte de pensar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
- FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
Bibliografia Complementar:
- DE BASTOS. Fábio da Purificação. Investigação-ação e profissionalização de professores'. In: KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividad e do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel . Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 159-161.
- KIELING, José Fernando. 'A realidade como realidade humana'. In: KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividad e do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel . Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 159-161.
- MALRAUX, André. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.
- MION, Rejane Aurora e SAITO, Carlos Hiroo (org.). Investigação-Ação: Mudando o Trabalho de Formar Professores . Ponta Grossa: Planeta, 2001.
- MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. 'Relato da história escolar de Gabriel'. In: KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividad e do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel . Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 113-117