Nome da Atividade
ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
D000858
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Pesquisa do entorno escolar e das unidades familiares de produção.
Objetivos
Objetivo Geral:
Realizar pesquisa do entorno escolar e das unidades familiares de produção.Conteúdo Programático
Neutralidade científica X referencial pessoal de leitura da realidade
Olhares sobre a escola
Investigação colaborativa e relações de parceria nos processos de pesquisa.
Levantamento de dados sobre o funcionamento da escola parceira e de seu entorno;
Registro e análise de dados
Rigorosidade nos processos de investigação educacional
Construção de um perfil de pesquisador através de uma ação reflexiva
Olhares sobre a escola
Investigação colaborativa e relações de parceria nos processos de pesquisa.
Levantamento de dados sobre o funcionamento da escola parceira e de seu entorno;
Registro e análise de dados
Rigorosidade nos processos de investigação educacional
Construção de um perfil de pesquisador através de uma ação reflexiva
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FREIRE, Paulo. & BETTO, Frei. Essa escola chamada vida. (Depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho). São Paulo: Ática, 1986.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. Ed., Paz e Terra, 1997 .
- KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010.
Bibliografia Complementar:
- CRUZ, Armando. Sem Escola, sem terra; para uma sociologia da expropriação simbólica. Pelotas: EdUFPel, 1996.
- OLIVEIRA, Everton Fêrrêr de. Colaboração educacional como princípio gerador de ações educativas críticas na formação de professores da Educação Básica Do Campo. Dissertação de Mestrado, Santa Maria, PPGE/CE/UFSM.
- SIROTA, R. A escola primária no cotidiano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
- ENGELS, F. Ciência e ideologia na história: a situação do historiador marxista. IN: FERNANDES, F. (org.) Marx- Engels: História. São Paulo, Ática, 1983.
- KIELING, José Fernando. Educação popular e escola pública. Texto discutido no II Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, PPGE/CE/UFSM, em 27 de abril de 2000.