Nome da Atividade
ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO III
CÓDIGO
D000860
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Pesquisa na comunidade escolar, aprofundando a compreensão sobre a escola e seu entorno
Objetivos
Objetivo Geral:
- Investigar o em torno de uma possível escola parceira.Conteúdo Programático
- Como pesquisar em periferias e comunidades camponesas - Iconografia, identificação de lideres e pioneiros
- Diálogo
- Falar com X Falar para
- Pensamento ingênuo
- Papel da pesquisa na Educação
- Neutralidade
- Investigação e metodologia da investigação do tema gerador
- Filosofia da Linguagem
- Reescrita de relatório de pesquisa
- Organização de planejamento a partir dos achados da pesquisa.
- Diálogo
- Falar com X Falar para
- Pensamento ingênuo
- Papel da pesquisa na Educação
- Neutralidade
- Investigação e metodologia da investigação do tema gerador
- Filosofia da Linguagem
- Reescrita de relatório de pesquisa
- Organização de planejamento a partir dos achados da pesquisa.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUBY, Georges. A história continua. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6 ed.. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
- FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
- RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Auténtica, 2002.
Bibliografia Complementar:
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 6 ed.. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
- KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 109-110.