Nome da Atividade
ABORDAGENS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO IV
CÓDIGO
D000862
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Sistematização de Pesquisa do entorno escolar e (re) construção de referenciais para planos de ensino.
Objetivos
Objetivo Geral:
Sistematizar os dados das pesquisas anteriores utilizando-os como referenciais para construção de planos de ensino e de aula.Conteúdo Programático
• Sistematização de Pesquisa
O que é pesquisa?
• Referenciais de análise
• Temáticas significativas
• Temas Geradores
• Seminários colaborativos
• Planejamento a partir dos achados da pesquisa
O que é pesquisa?
• Referenciais de análise
• Temáticas significativas
• Temas Geradores
• Seminários colaborativos
• Planejamento a partir dos achados da pesquisa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues & STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa participante: o saber da partilha. Editora Idéias e Letras, 2007.
- DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997
- FREIRE, Paulo & HORTON, Myles. O Caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Editora Vozes.
- GOHN, Maria Da Gloria. Movimentos Sociais No Inicio Do Seculo XXI. Vozes, 2003.
- KIELING, José Fernando. 'A realidade como realidade humana'. In: KIELING, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 109-110.
- MION, Rejane Aurora e SAITO, Carlos Hiroo (org.). Investigação-Ação: Mudando o Trabalho de Formar Professores. Ponta Grossa: Planeta, 2001.
- MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. 'Relato da história escolar de Gabriel'. In: Kieling, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 113-117.
- Nídia Nacib Pontuschka (Org.). OUSADIA NO DIÁLOGO: Interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Ed. Loyola, 1993.
Bibliografia Complementar:
- RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus Editorial, 1982.
- MOORE, Michael & KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Pioneiro, 2007.