Nome da Atividade
PROCESSO EDUCATIVO V
CÓDIGO
D000864
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I

Ementa

Estudo de referenciais históricos geográficos com discussão didático-pedagógica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprender os referenciais históricos geográficos e as estratégias didático metodológicas necessárias para o trabalho com as categorias espaço e tempo nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Conteúdo Programático

Categoria Tempo
Espaço em Geografia e suas categorias
Categorias espaço e tempo nas séries iniciais
Apropriação da categoria lugar
Trabalho com Blogs
Trabalho com Projetos
Parâmetros Curriculares Nacionais das Séries Iniciais do Ensino fundamental

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.
  • CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo:FFLCH, 2007.
  • CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus. 1998.
  • CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2001.
  • CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2003.
  • ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Volume I: Uma História dos Costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2ºv, 1994.
  • O Pensamento Geográfico Brasileiro – Volume 1 – As Matrizes Clássicas Originárias MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. Pensando o papel das categorias espaço e tempo na construção dos estudos das relações sociais como estratégia de compreensão da realidade e da sociedade. Disponível em: http://moodle.ufpel.edu.br/clec/mod/resource/view.php?id=1872
  • MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.
  • NIKITIUK, Sonia L. (org). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.

Bibliografia Complementar:

  • FONSECA, S.G. Caminhos da História Ensinada. São Paulo: Papirus, 1993.
  • MARX, Karl. “Crítica a Proudhon” In: FERNANDES, Florestan. Marx e Engels: História. São Paulo, Ática, pp. 431-440
  • MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. Olhares sobre a escola. Publicado em 2010 noendereço: http://moodle.ufpel.edu.br/file.php/176/texto_pesquisa_2.pdf.
  • MUNHOZ, S.J. Para que serve a história ensinada nas escolas? 3ª ed. IN: Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
  • PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo São José do Norte (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Sobradinho (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Itaqui (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo São Sepé (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Sapiranga (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Jaguarão (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Rosário Sul (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Herval (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Três Passos (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Camargo (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Cerro Largo (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Picada Café (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Quaraí (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Vila Flores (Licenciatura)
PROCESSO EDUCATIVO V Educação do Campo - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)

Página gerada em 20/04/2024 00:09:49 (consulta levou 0.125655s)