Nome da Atividade
PROCESSO EDUCATIVO V
CÓDIGO
D000864
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudo de referenciais históricos geográficos com discussão didático-pedagógica.
Objetivos
Objetivo Geral:
Aprender os referenciais históricos geográficos e as estratégias didático metodológicas necessárias para o trabalho com as categorias espaço e tempo nas séries iniciais do Ensino Fundamental.Conteúdo Programático
Categoria Tempo
Espaço em Geografia e suas categorias
Categorias espaço e tempo nas séries iniciais
Apropriação da categoria lugar
Trabalho com Blogs
Trabalho com Projetos
Parâmetros Curriculares Nacionais das Séries Iniciais do Ensino fundamental
Espaço em Geografia e suas categorias
Categorias espaço e tempo nas séries iniciais
Apropriação da categoria lugar
Trabalho com Blogs
Trabalho com Projetos
Parâmetros Curriculares Nacionais das Séries Iniciais do Ensino fundamental
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília :MEC/SEF, 1997.
- CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. São Paulo:FFLCH, 2007.
- CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus. 1998.
- CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2001.
- CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2003.
- ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Volume I: Uma História dos Costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 2ºv, 1994.
- O Pensamento Geográfico Brasileiro – Volume 1 – As Matrizes Clássicas Originárias MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. Pensando o papel das categorias espaço e tempo na construção dos estudos das relações sociais como estratégia de compreensão da realidade e da sociedade. Disponível em: http://moodle.ufpel.edu.br/clec/mod/resource/view.php?id=1872
- MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2008.
- NIKITIUK, Sonia L. (org). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.
Bibliografia Complementar:
- FONSECA, S.G. Caminhos da História Ensinada. São Paulo: Papirus, 1993.
- MARX, Karl. “Crítica a Proudhon” In: FERNANDES, Florestan. Marx e Engels: História. São Paulo, Ática, pp. 431-440
- MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. Olhares sobre a escola. Publicado em 2010 noendereço: http://moodle.ufpel.edu.br/file.php/176/texto_pesquisa_2.pdf.
- MUNHOZ, S.J. Para que serve a história ensinada nas escolas? 3ª ed. IN: Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984.
- PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.