Nome da Atividade
RELATÓRIO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CÓDIGO
D000867
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Produção orientada do trabalho de conclusão de curso para socialização
Objetivos
Objetivo Geral:
Supervisionar os acadêmicos durante a redação de seu trabalho de conclusão de curso.Conteúdo Programático
O TCC está dividido em semanas sendo que durante cada semana os acadêmicos deverão redigir uma parte específica de seu trabalho de conclusão de curso, sendo elas: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. O conteúdo de cada TCC dependerá do que for acordado entre o aluno e seu orientador. No Curso de Licenciatura em Educação do Campo, o Trabalho de Conclusão de Curso, se constitui num relato de experiência acerca das aprendizagens e vivências realizadas ao longo da trajetória no Curso, durante o Estágio na Escola Parceira, e em especial, a constituição do acadêmico nesse processo como educadores. Todo esse relato reflexivo e com base em teóricos estudados ao longo do Curso deve ter como base as “MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DE EDUCADORES DO CAMPO NO ESTÁGIO: REFLEXÃO DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO”
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HYPOLITO, Álvaro. M.; VIEIRA, Jarbas S.; e GARCIA, Maria Manuela Alves, org. Trabalho Docente: Formação e Identidades. Pelotas: Seiva Publicações, 2002.
- GERALDI, Corinta Maria Grisólia, FIORENTINI, Dario e PEREIRA, Elisabete Monteiro de . A (org.) Cartografia do Trabalho Docente. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998.(Coleção Leituras do Brasil).
- BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
Bibliografia Complementar:
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues & STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa participante: o saber da partilha. Editora Idéias e Letras, 2007.
- SOARES, Maria Almira Ensinar – reflexões sobre a prática docente. 1ª ed. Lisboa: Presença, 2000.