Nome da Atividade
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III
CÓDIGO
D000872
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudos sobre as Políticas Públicas a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Educação Infantil, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a discussão dos temas transversais: Família, Religião, Gênero, Ética, Meio Ambiente, Saúde e Diversidade cultural como propostas pedagógicas curriculares.
Objetivos
Objetivo Geral:
Entender o papel da Escola como lugar de construção de conhecimentos por meio da ação-reflexão-ação;Conteúdo Programático
Políticas Públicas e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Parâmetros Curriculares Nacionais sobre educação Infantil
Parâmetros Curriculares Nacionais sobre educação fundamental
Parâmetros Curriculares Nacionais e EJA
Parâmetros Curriculares Nacionais e Educação popular
Temas transversais: família, religião, saúde, educação ambiental, diversidade cultural e étnico-racial, gênero, sexualidade e pluralidade cultural.
Parâmetros Curriculares Nacionais sobre educação Infantil
Parâmetros Curriculares Nacionais sobre educação fundamental
Parâmetros Curriculares Nacionais e EJA
Parâmetros Curriculares Nacionais e Educação popular
Temas transversais: família, religião, saúde, educação ambiental, diversidade cultural e étnico-racial, gênero, sexualidade e pluralidade cultural.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Brasil, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DI, Volume I e II, 2006.
- FREIRE, Paulo. Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógcas. In: Ação cultural para a liberdade e ação cultural. 14. Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.
- HENRIQUES, Ricardo, BRANDT, Maria Elisa Almaieda [et...al]. Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Cadernos SECADI 4. Brasília 2007.
- MARKUS, Cledes. Povo Kaingang: vida e sabedoria. São Leopoldo: Editora Oikos, 2012.
- Ministério da Educação/secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
- MAGALHÃES, Leila de Lima. A Lei nº 10.639/03 na Educação do Campo: garantindo direito às populações do campo. In: ANTUNES, Maria Isabel e HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs). Escola e Direito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
- SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. A educação e as religiões de matrizes africanas: motivos da intolrância. In: Formação de Professores e religiões de matrizes africanas: um diálogo necessário. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.Arquivo
- MAGALHÃES, Leila de Lima. A Lei nº 10.639/03 na Educação do Campo: garantindo direito às populações do campo. In: ANTUNES, Maria Isabel e HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs). Escola e Direito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
Bibliografia Complementar:
- GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso. São Paulo: Papirus, 1985.
- PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.