Nome da Atividade
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III
CÓDIGO
D000872
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I

Ementa

Estudos sobre as Políticas Públicas a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Educação Infantil, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a discussão dos temas transversais: Família, Religião, Gênero, Ética, Meio Ambiente, Saúde e Diversidade cultural como propostas pedagógicas curriculares.

Objetivos

Objetivo Geral:

Entender o papel da Escola como lugar de construção de conhecimentos por meio da ação-reflexão-ação;

Conteúdo Programático

Políticas Públicas e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Parâmetros Curriculares Nacionais sobre educação Infantil
Parâmetros Curriculares Nacionais sobre educação fundamental
Parâmetros Curriculares Nacionais e EJA
Parâmetros Curriculares Nacionais e Educação popular
Temas transversais: família, religião, saúde, educação ambiental, diversidade cultural e étnico-racial, gênero, sexualidade e pluralidade cultural.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Brasil, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DI, Volume I e II, 2006.
  • FREIRE, Paulo. Algumas notas sobre humanização e suas implicações pedagógcas. In: Ação cultural para a liberdade e ação cultural. 14. Ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.
  • HENRIQUES, Ricardo, BRANDT, Maria Elisa Almaieda [et...al]. Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Cadernos SECADI 4. Brasília 2007.
  • MARKUS, Cledes. Povo Kaingang: vida e sabedoria. São Leopoldo: Editora Oikos, 2012.
  • Ministério da Educação/secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2006.
  • MAGALHÃES, Leila de Lima. A Lei nº 10.639/03 na Educação do Campo: garantindo direito às populações do campo. In: ANTUNES, Maria Isabel e HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs). Escola e Direito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
  • SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. A educação e as religiões de matrizes africanas: motivos da intolrância. In: Formação de Professores e religiões de matrizes africanas: um diálogo necessário. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.Arquivo
  • MAGALHÃES, Leila de Lima. A Lei nº 10.639/03 na Educação do Campo: garantindo direito às populações do campo. In: ANTUNES, Maria Isabel e HAGE, Salomão Mufarrej (Orgs). Escola e Direito. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso. São Paulo: Papirus, 1985.
  • PARO, Vitor Henrique. Qualidade do Ensino: A contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo São José do Norte (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Sobradinho (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Itaqui (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Sapiranga (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Jaguarão (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Rosário Sul (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Herval (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Três Passos (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Camargo (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Cerro Largo (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Picada Café (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Quaraí (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Vila Flores (Licenciatura)
ESCOLA E POLÍTICAS PÚBLICAS III Educação do Campo - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)

Página gerada em 20/04/2024 01:27:25 (consulta levou 0.906713s)