Nome da Atividade
ESTUDOS COLABORATIVOS II
CÓDIGO
D000874
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudo aprofundado do contexto e de atividades relacionadas ao tema elencado pelo aluno após o eixo de Estudos Colaborativos I.
Neste eixo são apresentados os conceitos básicos de todos os elementos presentes na proposta de formação complementar apresentada na SECAD. A saber: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f) Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Educação e Folclore. Ao final do Eixo o acadêmico deverá dar continuidade ao elemento que o acompanhará ao longo dos outros estudos colaborativos que culminará na sua prática de estágio IV.
Neste eixo são apresentados os conceitos básicos de todos os elementos presentes na proposta de formação complementar apresentada na SECAD. A saber: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f) Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Educação e Folclore. Ao final do Eixo o acadêmico deverá dar continuidade ao elemento que o acompanhará ao longo dos outros estudos colaborativos que culminará na sua prática de estágio IV.
Objetivos
Objetivo Geral:
Potencializar uma inserção mais qualificada do aluno na pesquisa a partir do estudo aprofundado de TEMAS relevantes na formação do educador do campo.Conteúdo Programático
Estudo das temáticas escolhidas em ECO I
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BADINTER, Elisabeth. Um Amor Conquistado: o Mito do Amor Materno. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1985.
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
- BROUGÈRE, Giles. Brinquedo e cultura. Cortez.1995.
- FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura. Cortez, 1999.
- FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação Infantil Pós – LDB. Autores Associados, 1999.
- KRAMER, Sonia & LEITE, Maria Isabel & Nunes, Maria Fernanda. Infância e educação infantil. Papirus, 1999.
- OLIVEIRA, Lindamir Cardoso &; SARAT, Magda (orgs.). Educação Infantil: história e gestão educacional. Editora UFGD, Dourados, 2009.
- OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e o jogo infantil. Série Idéias, n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
- SOUZA, Solange Jobim e. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Papirus, São Paulo, 2003.
- Literatura infantil e contação de histórias. http://www.youtube.com/watch?v=FKV7v9taY34
- Revista Nova Escola. Educação Infantil: roda de conversas. Disonível em: http://www.youtube.com/watch?v=hWb3aaqXXJg
- SUTZBACH, Liliana. A invenção da infância. In: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=672#
- PAIVA, Vanilda. Educação Popular e educação de adultos. Ed. Loyola.
Bibliografia Complementar:
- MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e c omo chegar lá.
- MOREIRA, Antonio F. & SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
- MOREIRA, Antonio Flávio (Org.) Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994, p. 121
- OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988
- ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Editora da UNICAMP.
- Projeto Político Pedagógico do Curso Educação do Campo. Pelotas, UFPEL, 2006.
- MORIN, E. Ciência com consciência. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 350p.
- BOZZA, Sandra. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão social. Pinhais: Melo, 2008.
- MOLL, Jaqueline (org.). Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Editora Mediação, 2004.
- McLAREN, Peter. A vida nas escolas. Porto Alegre: Arted, 1997.
- KRAEMER, Maria Luiza. Lendo, brincando e aprendendo. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
- FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler São Paulo: Cortez, 1985.
- PONTUSCHKA, Nídia Nacib. (org.) Ousadia interdisciplinariedade na escola diálogo, pública. São Paulo: Loyola, 1993.
- PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.