Nome da Atividade
ESTUDOS COLABORATIVOS II
CÓDIGO
D000874
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
A, P (pendente), R,
I

Ementa

Estudo aprofundado do contexto e de atividades relacionadas ao tema elencado pelo aluno após o eixo de Estudos Colaborativos I.
Neste eixo são apresentados os conceitos básicos de todos os elementos presentes na proposta de formação complementar apresentada na SECAD. A saber: (a) EJA – Educação de Jovens e Adultos; (b) Anos iniciais do Ensino Fundamental dos 9 anos; (c) Educação Infantil; (d) Educação Especial; (e) Gestão Educacional; (f) Educação Ambiental; (g) Educação e Tecnologia; (h) Educação e Folclore. Ao final do Eixo o acadêmico deverá dar continuidade ao elemento que o acompanhará ao longo dos outros estudos colaborativos que culminará na sua prática de estágio IV.

Objetivos

Objetivo Geral:

Potencializar uma inserção mais qualificada do aluno na pesquisa a partir do estudo aprofundado de TEMAS relevantes na formação do educador do campo.

Conteúdo Programático

Estudo das temáticas escolhidas em ECO I

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BADINTER, Elisabeth. Um Amor Conquistado: o Mito do Amor Materno. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1985.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • BROUGÈRE, Giles. Brinquedo e cultura. Cortez.1995.
  • FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura. Cortez, 1999.
  • FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação Infantil Pós – LDB. Autores Associados, 1999.
  • KRAMER, Sonia & LEITE, Maria Isabel & Nunes, Maria Fernanda. Infância e educação infantil. Papirus, 1999.
  • OLIVEIRA, Lindamir Cardoso &; SARAT, Magda (orgs.). Educação Infantil: história e gestão educacional. Editora UFGD, Dourados, 2009.
  • OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e o jogo infantil. Série Idéias, n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
  • SOUZA, Solange Jobim e. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Papirus, São Paulo, 2003.
  • Literatura infantil e contação de histórias. http://www.youtube.com/watch?v=FKV7v9taY34
  • Revista Nova Escola. Educação Infantil: roda de conversas. Disonível em: http://www.youtube.com/watch?v=hWb3aaqXXJg
  • SUTZBACH, Liliana. A invenção da infância. In: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=672#
  • PAIVA, Vanilda. Educação Popular e educação de adultos. Ed. Loyola.

Bibliografia Complementar:

  • MORAN, José Manoel. A educação que desejamos: novos desafios e c omo chegar lá.
  • MOREIRA, Antonio F. & SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.) Currículo cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
  • MOREIRA, Antonio Flávio (Org.) Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994, p. 121
  • OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A Geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988
  • ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Editora da UNICAMP.
  • Projeto Político Pedagógico do Curso Educação do Campo. Pelotas, UFPEL, 2006.
  • MORIN, E. Ciência com consciência. 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 350p.
  • BOZZA, Sandra. Ensinar a ler e a escrever: uma possibilidade de inclusão social. Pinhais: Melo, 2008.
  • MOLL, Jaqueline (org.). Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Editora Mediação, 2004.
  • McLAREN, Peter. A vida nas escolas. Porto Alegre: Arted, 1997.
  • KRAEMER, Maria Luiza. Lendo, brincando e aprendendo. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
  • FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler São Paulo: Cortez, 1985.
  • PONTUSCHKA, Nídia Nacib. (org.) Ousadia interdisciplinariedade na escola diálogo, pública. São Paulo: Loyola, 1993.
  • PISTRAK. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo São José do Norte (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Sobradinho (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Itaqui (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo São Sepé (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Sapiranga (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Jaguarão (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Rosário Sul (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Herval (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Três Passos (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Camargo (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Cerro Largo (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Picada Café (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Quaraí (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Vila Flores (Licenciatura)
ESTUDOS COLABORATIVOS II Educação do Campo - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)

Página gerada em 29/03/2024 11:53:55 (consulta levou 0.145472s)