Nome da Atividade
PROCESSO EDUCATIVO IV
CÓDIGO
D000875
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
O eixo de Processos Educativos IV fornece subsídios básicos para a organização do trabalho pedagógico do futuro licenciado em Educação do Campo, tais como a organização de planos de aula e planos de ensino, bem como o conhecimento sobre as tendências pedagógicas e pensadores/pedagogos e as ideias que influenciaram a história da educação no Brasil.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver nos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo a habilidade na organização de diferentes planos de aula, levando em consideração o conhecimento sobre os diferentes pensadores que influenciaram o pensamento educacional brasileiro.Conteúdo Programático
- Tipos de planejamento pedagógico;
- Etapas do planejamento
- Tendências pedagógicas;
- Pensadores da educação (Comenius, Makarenko, Montessori, Freinet, Rosseau, Pestalozzi, Dewey, Walon, Vigotski, Gadotti, Brandão, Freire);
- Etapas do planejamento
- Tendências pedagógicas;
- Pensadores da educação (Comenius, Makarenko, Montessori, Freinet, Rosseau, Pestalozzi, Dewey, Walon, Vigotski, Gadotti, Brandão, Freire);
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DE BASTOS. Fábio da Purificação. ‘Investigação-ação e profissionalização de professores'. In: Kieling, J. F, et al. (orgs.):. A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 159-161.
- FREIRE, Paulo & HORTON, Myles. O Caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Editora Vozes.
- GANDIN, Danilo e CRUZ, Carlos H. Carrilho. Planejamento na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2006.
- HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover. Porto Alegre: Mediação, 2001.
Bibliografia Complementar:
- APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. tradução Vinicius Figueira. 3. Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006.
- ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Escola, currículo e avaliação. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A,2001.
- MIRANDA, Rose Adriana Andrade de. 'Relato da história escolar de Gabriel'. In: Kieling, J. F, et al. (orgs.): A subjetividade do lugar e dos professores na formação: o curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância UFPel. Pelotas, Editora Gráfica Universitária, 2010, pp. 113-117.