Nome da Atividade
INVESTIGAÇÃO AÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS I
CÓDIGO
D000878
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Construção de plano de trabalho colaborativo com professores das escolas parceiras e efetivação de prática pedagógica compartilhada em sala de aula
Objetivos
Objetivo Geral:
Realizar o planejamento (plano de trabalho) para a realização da prática compartilhada com o(a) professor(a) regente da turma na qual o acadêmico realizará a prática de estágio no eixo de Investigação Ação em Escolas PúblicasConteúdo Programático
- Planejamento;
- Prática pedagógica em escola pública;
- Cotidiano escolar;
- Registros da cotidiano escolar.
- Prática pedagógica em escola pública;
- Cotidiano escolar;
- Registros da cotidiano escolar.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. (Orgs.). Estágios Supervisionados na formação docente: Educação Básica e educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
- AROEIRA, Kalline Pereira. Estágio supervisionado e possibilidades para uma formação com vínculos colaborativos entre a universidade e a escola. IN.: ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido (orgs). Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
- MENEGOLLA, Maximiliano e SANT'ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo – área – aula. Petrópolis, Vozes, 2014.
- Projeto Político do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Universidade Federal de Pelotas, 2009.
- PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.
- RIBEIRO, Paula Simon. Folclore: aplicação pedagógica. Porto Alegre, Martins Livreiro, 2000.
- SELBACH, Simone (supervisão geral). História e Didática. Petrópolis, Vozes, 2010.
- FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de trabalho. Volume único para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2005.
- WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1993.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
- FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1995.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa/Paulo Freire. São Paulo:Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
- FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
- PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. IN: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.