Nome da Atividade
LINGUAGENS E ESCOLA II
CÓDIGO
D000879
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudo dos conceitos lógicos nos currículos das séries iniciais da Educação Básica (em todas as áreas de conhecimentos).
Objetivos
Objetivo Geral:
promover o debate acerca do Ensino de Matemática na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e na EJA;Conteúdo Programático
Ensino de Matemática nos anos iniciais, educação infantil e EJA.
Sistema decimal de numeração.
Frações.
Materiais didáticos concretos para ensino de Matemática.
Literatura infantil e suas interfaces com o ensino de Matemática.
Sistema decimal de numeração.
Frações.
Materiais didáticos concretos para ensino de Matemática.
Literatura infantil e suas interfaces com o ensino de Matemática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ABREU, Maristela Dalla Porta de & VIERO, Denise Ceron - Era uma vez... no ensino da matemática (Minicurso IV ENEM) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – 1998
- Adelmo C. Silva e Rogéria G. do Rêgo: Matemática e literatura infantil. In BRITO, Márcia R.F. (org.) Solução de Problemas e a Matemática escolar. Campinas: Alínea, 2006.
- Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —Brasília: MEC/SEF, 1998, v. 3.
- Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. –Brasília : MEC, SEB, 2010.
- Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília:MEC/SEF, 1997.
- CARVALHO, Dione Lucchesi de. As Concepções de Matemática e Suas Implicações No Ensino das Séries Iniciais (Palestra) I EPEM – PUCCAMP – 1989.
- MARTINS, Maria Lúcia R. O livro de literatura juvenil e a educação matemática considerações sobre o par pensamento simbólico x pensamento lógico-matemático (Comunicação II ENEM - 1988)
- NUNES, Katia Regina Ashton. Matemática e literatura infantil - em busca da interdisciplinaridade (Minicurso no IV ENEM - 1998)
- SMOLE, Kátia Cristina. A Formação Matemática do Professor das Séries Iniciais – (Grupos de Trabalho) - I EPEM – PUCCAMP – 1989
Bibliografia Complementar:
- MACHADO, Nilson José. Matemática e Língua Materna: Uma Impregnação Essencial (palestra) - I EPEM – PUCCAMP – 1989
- POMPEU JÚNIOR, Geraldo. Uma Proposta para o Ensino de Matemática - Análise de Uma Possível Metodologia para sua Implementação em Sala de Aula. - I EPEM – PUCCAMP – 1989
- SANTALÓ, L. A. “Matemática para não matemáticos”. In: PARRA, C. & SAIZ, I. DIDÁTICA DA MATEMÁTICA. Porto Alegre, Artmed, 1996.