Nome da Atividade
ESTUDOS INTEGRADORES I
CÓDIGO
D000880
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Estudos teóricos sobre a História da Alfabetização no Brasil (métodos do ensino da
leitura e da escrita) articulados com as discussões sobre os processos de alfabetização e
letramento (semelhanças, diferenças e relação entre os dois temas), com destaque para a
psicogênese da língua escrita e sua entrada no Brasil a partir da década de 80.
leitura e da escrita) articulados com as discussões sobre os processos de alfabetização e
letramento (semelhanças, diferenças e relação entre os dois temas), com destaque para a
psicogênese da língua escrita e sua entrada no Brasil a partir da década de 80.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar teoricamente a História da Alfabetização no Brasil, bem como os processosprocessos de alfabetização e letramento (semelhanças, diferenças e relação entre os dois
temas) com ênfase na psicogênese da língua escrita.
Conteúdo Programático
- História da alfabetização (métodos de alfabetização);
- Alfabetização e letramento;
- Psicogênese da Língua Escrita;
- Materiais para alfabetização na sala de aula.
- Alfabetização e letramento;
- Psicogênese da Língua Escrita;
- Materiais para alfabetização na sala de aula.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2009.
- BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2012.
- FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
- GLOSSÁRIO CEALE. Disponível em: http://www.glossarioceale.com.br
- PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Alfabetização: um trabalho artesanal.IN: PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade.
- SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Editora Contexto, 2003.
- SOARES, Magda. Entrevista. Presença Pedagógica• v.9 n.52 • jul./ago. 2003.
- SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Jan /Fev /Mar /Abr. Nº 25; 2004.
- SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1997.
Bibliografia Complementar:
- FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento. In: BRASIL, Ministério da Educação.
- Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2005. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf
- PAIVA, Aparecida de. Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In: BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. Disponível em:< http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>
- SANTOS, Carmi Ferraz e MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.ceelufpe.com.br/e-books/Alfabetizacao_letramento_Livro.pdf
- TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez Editora, 2000.