Nome da Atividade
ESTUDOS INTEGRADORES I
CÓDIGO
D000880
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I

Ementa

Estudos teóricos sobre a História da Alfabetização no Brasil (métodos do ensino da
leitura e da escrita) articulados com as discussões sobre os processos de alfabetização e
letramento (semelhanças, diferenças e relação entre os dois temas), com destaque para a
psicogênese da língua escrita e sua entrada no Brasil a partir da década de 80.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudar teoricamente a História da Alfabetização no Brasil, bem como os processos
processos de alfabetização e letramento (semelhanças, diferenças e relação entre os dois
temas) com ênfase na psicogênese da língua escrita.

Conteúdo Programático

- História da alfabetização (métodos de alfabetização);
- Alfabetização e letramento;
- Psicogênese da Língua Escrita;
- Materiais para alfabetização na sala de aula.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2009.
  • BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB, 2012.
  • FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • GLOSSÁRIO CEALE. Disponível em: http://www.glossarioceale.com.br
  • PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Alfabetização: um trabalho artesanal.IN: PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade.
  • SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo, Editora Contexto, 2003.
  • SOARES, Magda. Entrevista. Presença Pedagógica• v.9 n.52 • jul./ago. 2003.
  • SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Jan /Fev /Mar /Abr. Nº 25; 2004.
  • SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento. In: BRASIL, Ministério da Educação.
  • Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2005. Disponível em: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf
  • PAIVA, Aparecida de. Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In: BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. Disponível em:< http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>
  • SANTOS, Carmi Ferraz e MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível em: http://www.ceelufpe.com.br/e-books/Alfabetizacao_letramento_Livro.pdf
  • TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo São José do Norte (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Sobradinho (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Itaqui (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo São Sepé (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Sapiranga (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Jaguarão (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Rosário Sul (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Herval (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Três Passos (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Camargo (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Cerro Largo (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Picada Café (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Quaraí (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Vila Flores (Licenciatura)
ESTUDOS INTEGRADORES Educação do Campo - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)

Página gerada em 24/04/2024 00:13:10 (consulta levou 0.154759s)