Nome da Atividade
LINGUAGENS E ESCOLA III
CÓDIGO
D000883
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, P (pendente), R,
I
Ementa
O eixo de Estudos Integradores III oportuniza a rearticulação metodológica das linguagens estudadas a partir das potencialidades e limites encontrados no estágio curricular, utilizando como suporte para o diálogo entre as diferentes linguagens os conteúdos e intencionalidades da área de ciências naturais.
Objetivos
Objetivo Geral:
Desenvolver nos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo a habilidade na articulação da área de Ciências naturais com diferentes Linguagens, levando em consideração o conhecimento específico dessa área e suas intencionalidadesConteúdo Programático
- Conhecimento, Ciência e Ciências Naturais
- Recuperação da trajetória escolar.
- Praticando Ciências
- Livros didáticos de ciências e a sua interação com a educação do Campo e com os PCNs
- Feiras e Clubes de Ciências
- Ações envolvendo a articulação das Ciências Naturais com as demais áreas do
conhecimento
- Plano de ensino de ciências para ser utilizado na Educação do Campo
- Recuperação da trajetória escolar.
- Praticando Ciências
- Livros didáticos de ciências e a sua interação com a educação do Campo e com os PCNs
- Feiras e Clubes de Ciências
- Ações envolvendo a articulação das Ciências Naturais com as demais áreas do
conhecimento
- Plano de ensino de ciências para ser utilizado na Educação do Campo
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARMSTRONG, Diane Lucia de Paula; BARBOZA, Liane Maria Vargas. Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza. Curitiba: Intersaberes, 2012.
- DELIZOICOV, Demétrio.; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
- GROSSO, Alexandre Brandão. Eureka! Práticas de Ciências para o Ensino Fundamental. São Paul: Cortez, 2009.
Bibliografia Complementar:
- DIEZ, I. R, Santos. Experiências de Física na Escola. Passo Fundo: Ed. Universitária, 1996.
- LAMEIRO, Magna; BICCA, Luciana. O que é ciências... In: http://moodle.ufpel.edu.br/ead/pluginfile.php/19959/mod_resource/content/1/o%20que%20e%20ciencias.pdf (ultimo acesso em 15/03/16)
- XAVIER, Maria Helena de Mello. Ensino de ciências nas séries iniciais. In: http://moodle.ufpel.edu.br/ead/pluginfile.php/20031/mod_resource/content/1/Ensino%20de%20Ciencias%20nas%20series%20iniciais.pdf (ultimo acesso em 15/03/16).