Nome da Atividade
LIBRAS II
CÓDIGO
D000890
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
A, P (pendente), R,
I
Ementa
Continuação e aprofundamento dos Fundamentos linguísticos e culturais da Língua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades básicas expressivas e receptivas em Libras para promover comunicação entre seus usuários.
Introdução aos Estudos Surdos.
Introdução aos Estudos Surdos.
Objetivos
Objetivo Geral:
• Desenvolver as habilidades de recepção e de produção sinalizada, visando às competênciaslinguística, discursiva e sociolinguística na Língua Brasileira de Sinais;
• Propor uma reflexão sobre o conceito e experiência visual dos surdos a partir de uma
perspectiva sócio-cultural e linguística;
• Propor uma reflexão sobre o papel da Língua de Sinais na vida dos surdos e nos espaços de
interação entre surdos e ouvintes, particularmente nos ambientes educacionais.
Conteúdo Programático
• datilologia: alfabeto manual;
• Números cardinais (de 1- 100);
• batismo do sinal pessoal;
• saudações;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico
e escolar; espaços urbanos; calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores;
alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares;
profissões;
• pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
• aspectos básicos da linguística:
– fonologia ( cinco parâmetros);
– morfologia( singular e plural);
• advérbios de tempo;
• classificadores para formas e descrição de objetos;
• verbos para comunicação básica (cotidiano):
– verbos: formas afirmativas e negativas
• aspectos do diálogo em libras;
• introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação;
• Números cardinais (de 1- 100);
• batismo do sinal pessoal;
• saudações;
• principais áreas de vocabulário a serem desenvolvidos (nível elementar): ambientes doméstico
e escolar; espaços urbanos; calendário; natureza (elementos e fenômenos); família; cores;
alimentação (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domésticos; materiais escolares;
profissões;
• pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos;
• aspectos básicos da linguística:
– fonologia ( cinco parâmetros);
– morfologia( singular e plural);
• advérbios de tempo;
• classificadores para formas e descrição de objetos;
• verbos para comunicação básica (cotidiano):
– verbos: formas afirmativas e negativas
• aspectos do diálogo em libras;
• introdução aos estudos surdos: língua, educação, culturas surdas e interpretação;
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da Língua Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009
- PIMENTA, Nelson. LIBRAS – Unidade 1. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2008;
- STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008;
Bibliografia Complementar:
- FADERS. Mini Dicionario do Centro de Formaçao de profissionais da educação e de antendimento às pessoas com surdez. MEC/SEEPSP/FADERS. 2ª Ediçao. Porto alegre: 2008. Disponível HTTP://portaldeacessibilidade.rs.gov.br/portal/uplods/dicionario_libras_cas_faders.pdf;
- HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Livro ilustrado de Língua Brasileira de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez (Vol. 1). São Paulo: Ciranda Cultural, 2009;
- LOPES, Maura Corcini. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007
- VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; LOPES, Maura Corcini (orgs.). Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.