Nome da Atividade
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
CÓDIGO
D001129
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Trata do contexto sócio-comunicacional contemporâneo e seus desdobramentos. Aborda a questão da técnica, a evolução e a atualidade das tecnologias e linguagens de comunicação e informação. A complexidade dos sistemas de comunicação no mundo contemporâneo. Formas de compartilhamentos simbólico de códigos. Processos midiáticos e processos de sociabilidade. Convergência das mídias.

Objetivos

Objetivo Geral:

Trabalhar as relações entre os processos da comunicação e a sociedade.

Conteúdo Programático

Unidade I: Contexto sócio-comunicacional contemporâneo. Processos midiáticos e processos de sociabilidade.
Unidade II: A evolução e a atualidade das tecnologias e linguagens de comunicação. Os sistemas de comunicação e a convergência das mídias.
Unidade III: A complexidade dos sistemas de comunicação no mundo contemporâneo. Formas de compartilhamentos simbólico de códigos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. v.1 JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009. 428 p. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligencia: o futuro do pensamento na era da informatica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 203 p. PERUZZOLO, Adair. Comunicação e cultura. Porto Alegre : Sulina, 1972.

Bibliografia Complementar:

  • HOHFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C. e França, Vera. (org.) Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis : Vozes, 2001. DE FLEUR, Melvin e BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro : Zahar, 1993. POLISTCHUCK, Inana e TRINTA, Aloísio. Teorias da comunicação. Rio de Janeiro : Campus, 2002. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis : Vozes, 1995. WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa : Presença, 1995.

Página gerada em 29/03/2024 07:29:42 (consulta levou 0.103972s)