Nome da Atividade
CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE PINTURAS I
CÓDIGO
0790067
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Conceito de conservação preventiva, conservação curativa e restauração direcionadas para o trabalho com pinturas. Conhecimento de pesquisa, técnicas e políticas de conservação para pinturas. Vistoria e monitoramento de pinturas. Princípios e teorias da conservação e da restauração para a área de pinturas. Técnicas de higienização, manuseio, acondicionamento e transporte de pinturas. Identificação de patologias em pinturas. Intervenções diretas de conservação sobre pinturas em diferentes suportes: pintura de cavalete. Documentação e registro de informações relativas a pintura: ficha diagnóstico e cadastral, fotografias, exames, relatórios. Técnicas de pintura. Técnicas de conservação e restauração de pinturas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver no aluno o conhecimento de técnicas relacionadas conservação e restauração de pinturas.

Conteúdo Programático

Técnicas de higienização, limpeza, e acondicionamento;
Conservação sobre pinturas de cavalete em diferentes suportes;
Conservação preventiva, conservação curativa e restauração em pinturas de cavalete;
Elaboração de relatórios, de vistoria e monitoramento de pinturas;
A conservação de pinturas;
Documentação de pinturas;
Propriedades das técnicas de pintura;
Materiais próprios para a conservação e restauração de pinturas;
Os diferentes suportes de pinturas de cavalete;
Técnicas de reintegração pictórica.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BALDINI, Umberto. Teoria del Restauro e Unitá di Metodologia. Firenze: Nardini, 1982. 2v.
  • BRAGA, Márcia. Conservação e Restauro: Madeira, Pintura sobre Madeira, Douramento, Estuque, Cerâmica, Azulejo, Mosaico. Rio de Janeiro: Rio, 2003.
  • BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. São Paulo: Artes e Ofícios, 2004.
  • CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Técnicas y Procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003.
  • CALVO, Ana. Técnicas e Conservação de Pintura. Porto: Civilização, Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias da Universidade Católica Portuguesa, 2006.
  • CALVO, Ana e CASTRO, Laura. (Org.) Através da Pintura: Olhares sobre a Matéria – Estudos sobre Pintores no Norte de Portugal. Porto: Universidade Católica do Porto, CITAR, 2011.
  • CALVO, Ana. Conservación y Restauración de Pintura sobre Lienzo. Barcelona: Serbal, 2002.
  • CURIE, Pierre. (Coord. Cient.) Poussin: Restauração: Hymeneus Travestido Assistindo a uma Dança em Honra a Príapo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Instituto Totem Cultural, 2009.
  • HAARTAMAN, Etrella Arcos Von; GORDILLO, José Rodríguez; NAVAS, Antonio Sánchez. Metodologia y Tecnologia en la Restauración de Obras Pictóricas del Siglo de Oro Español de la Catedral de Almeria. Granada: Universidad de Granada, 1992.
  • MARTOS, Diaz. Restauración y Conservación del Arte Pictórico. Madrid: Arte Restauro, 1975.
  • MAYER, Ralph. Manual do Artista de Técnicas e Materiais. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • MENDES, Marylka (Org.) et al. Conservação: Conceitos e Práticas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
  • MENDES, Marylka; BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes (Org.). Restauração: Ciência e Arte. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1998.
  • NICOLAUS, Kunt. Manual de Restauración de Cuadros. Verlagsgesellchaft: Könemann, 2003
  • BRAGA, Márcia. Conservação e Restauro: Pedra, Pintura Mural e Pintura em Tela. Rio de Janeiro: Rio, 2003.
  • Manual de Preservación y Primeros Auxilios. Bogotá: Instituto Colombiano de Cultura, 1985.

Bibliografia Complementar:

  • ARENAS, José Fernández. Introducción a la Conservación del Patrimônio y Técnicas Artísticas. Barcelona: Ariel, 1996.
  • BURGI, Sergio; MENDEZ, Marylca e BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes (Orgs.). Materiais Empregados em Conservação – Restauração de Bens Culturais. Rio de Janeiro: Banco de dados da ABRACOR, 1990.
  • CENNINI, Cennino. El Libro del Arte. Madrid: Akal, 1988.
  • DUVIVIER, Edna May. Como Preservar Pinturas, Papéis e Livros. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, S/d.
  • GONZÁLEZ-VARAS, Ignacio. Conservación de Bienes Culturales. Teoría, Historia, Principios y Normas. 6. ed. Madrid: Catedra, 2008.
  • GÓMEZ GONZÁLEZ, Maria Luisa. Examen Científico Aplicado a la Conservación de Obras de Arte. Madrid: Instituto de Conservación y Restauración de Bienes Culturales, Baroa, S.L., 1994.
  • HARR, Jonathan. O Quadro perdido: A Busca de uma Obra Prima de Caravaggio. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2006.
  • GÓMEZ GONZÁLEZ, Maria Luisa. La Restauración: Examen Científico Aplicado a la Conservación de Obras de Arte. 2 ed. Madrid: Cátedra, 2000.
  • MIGUEL, Ana Maria Macarrón. Historia de la Conservación y la Restauración. Madrid: Tecno S. A., 1995.
  • MORA, Laura. Comentarios al Problema de la Restauración de la Imagen. In: Seminário Taller de Actualización para la America Latina – Conservación de pinturas sobre tela. Mexico, 1987.
  • MOTTA, Edson. Restauração de Pinturas em Descolamento. Rio de Janeiro: IPHAN, 1969.
  • MOTTA, Edson; SALGADO, Maria Luisa Guimarães. Restauração de Pinturas: Aplicações de Encáustica. Rio de Janeiro: Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1969.
  • ORTI, Maria Angustias Cabrera. Los Métodos de Análises Físico – Quimicos y la História del Arte. Granada: Universidad de Granada, 1994.
  • RESCALA, João José. Restauração de Obras de Arte. Salvador: UFBA, 1985.
  • REVISTA BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE. São Paulo: Biblioteca Mario de Andrade, n.52, 1994.
  • ROSENFIELD, Lenora Lerrer. Glossário Técnico de Conservação e Restauração em Pintura. Porto Alegre: UFRGS, 1997.
  • VERNERET, H. Solventes Industriais: Propriedades e Aplicações. São Paulo: Toledo,1993.
  • WYNNE, Frank. Eu fui Vermeer: A Lenda do Falsário que Enganou os Nazistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Página gerada em 20/04/2024 09:51:23 (consulta levou 0.106737s)