Nome da Atividade
MATERIAIS E TÉCNICAS DOS BENS CULTURAIS II
CÓDIGO
0790060
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
Ementa
Princípios básicos da pintura. Preparo de bases e montagem de telas. Instrumentalização teórica e prática para identificar materiais e técnicas de produção de pinturas sobre papel, madeira e tela: aquarela, guache, têmpera, óleo e acrílica. Introdução ao manejo de materiais e de instrumentos apropriados para essas técnicas. Presença das técnicas e materiais de pintura nos períodos da história da arte. Instrumentalização teórica para identificar a técnica de encáustica; Estudo da cor.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos dos materiais e das técnicas de pintura.Conteúdo Programático
Princípios básicos da pintura;
Preparo de telas e bases;
O comportamento dos materiais sobre os suportes (papel, madeira e tela) na pintura a aquarela, a guache, a têmpera, a óleo e a acrílica;
Manejo de materiais e instrumentos;
Técnicas e materiais de pintura na história da arte;
Técnica de encáustica e seus materiais;
Estudo da cor.
Preparo de telas e bases;
O comportamento dos materiais sobre os suportes (papel, madeira e tela) na pintura a aquarela, a guache, a têmpera, a óleo e a acrílica;
Manejo de materiais e instrumentos;
Técnicas e materiais de pintura na história da arte;
Técnica de encáustica e seus materiais;
Estudo da cor.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
- CURSO DE DESENHO E PINTURA. São Paulo: Editora Globo, 1985 (Vol 1 ao 12).
- JANSON, Horst Woldemar. História Geral da Arte. São Paulo. Editora Martins Fontes. 1993.
- MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
- MOTTA, Edson. SALGADO, Maria Luiza Guimarães. Iniciação à Pintura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976.
- PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor Inexistente. Rio de Janeiro: Ed. Léo Christiano, 1988.
Bibliografia Complementar:
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1988.
- CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Tecnicas y Procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003.
- CALVO, Ana. Conservación y Restauración de Pintura Sobre Lienzo. Barcelona: Serbal, 2002.
- CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de arte. Tradução Marcelo Brandão Cipolla; revisão técnica Jorge Lúcio de Campos. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
- GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
- OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.