Nome da Disciplina
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENS. FUND. II
CÓDIGO
1660110
Carga Horária
102 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estágio curricular supervisionado, de caráter profissionalizante.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Oportunizar momentos de reflexão e discussão sobre a experiência de regência de classe realizada pelos alunos na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I, problematizando diferentes aspectos da prática pedagógica.

 

Objetivos Específicos:

- Possibilitar o estudo e o debate sobre temas pertinentes ao ensino de História, como a questão da avaliação, do planejamento do trabalho escolar e das aprendizagens em História;
- Oportunizar o diálogo e a troca de experiências entre os alunos;
- Desenvolver discussões e propostas de atividades que permitam abordar os temas transversais na sala de aula;

Conteúdo Programático

O programa da disciplina abrange o relato e a análise das experiências desenvolvidas ao longo do estágio supervisionado, bem como a discussão sobre os diferentes aspectos que envolvem o ensino de História no Ensino Fundamental

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BITTENCOURT, Circe M. F. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1999. CAMPI, Helenice. A História pensada e ensinada: da geração das certezas à geração das incertezas. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2000. CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. CERRI, Luis Fernando. (org.) Ensino de História: olhares em convergência. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2003. CORSETTI, Berenice, et alli. (org.) Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: Edições EST, 2002. DUBET, François. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5/6, p. 222 – 231, mai/dez. 1997. e o feito. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 70, abril 2000, p. 15-39 FENELON, Dea. A formação do historiador e a realidade do ensino na educação de 1º e 2º Graus. Projeto História, São Paulo, n. 2, agosto de 1982. FILIPOUSKI, A. M. e outros (orgs.) Teoria e Fazeres na Escola em Mudança. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2005. FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus Editora, 2003. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006. HORN, Geraldo B. & GERMINARI, Geyso D. O ensino de História e seu currículo – teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006. KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012. ¬¬¬¬¬_______. (org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005. PINSKI, Carla Bassanezi (org.) Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Editora Contexto, 200

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2018 / 2 30 15 História (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
MAURO DILLMANN TAVARES
Professor responsável pela turma

P2 2018 / 2 30 20 História (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
MAURO DILLMANN TAVARES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I História (Licenciatura - Noturno)

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