Nome da Disciplina
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENS. MÉDIO II
CÓDIGO
1660112
Carga Horária
102 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estágio curricular supervisionado, de caráter profissionalizante.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oportunizar momentos de reflexão e discussão sobre a experiência de regência de classe realizada pelos/as discentes na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Médio I, problematizando diferentes aspectos da prática pedagógica.

 

Objetivos Específicos:

- Possibilitar o estudo e o debate sobre temas pertinentes ao ensino de História, como a questão da avaliação, do planejamento do trabalho escolar e das aprendizagens em História;
- Oportunizar o diálogo e a troca de experiências entre os/as discentes;

Conteúdo Programático

O programa da disciplina abrange a finalização das atividades na escola, o relato e a análise das experiências desenvolvidas ao longo do estágio supervisionado, bem como a discussão sobre os diferentes aspectos que envolvem o ensino de História no Ensino Médio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BITTENCOURT, Circe M. F. (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. HOFFMANN, Jussara. O cenário da avaliação no ensino de ciências, história e geografia. IN: HOFFMANN, Jussara et al (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2013. p. 53-66. PINSKI, Carla Bassanezi (org.) Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Editora Contexto, 2009. RAMOS, Marise Nogueira. O ensino médio ao longo do século XX: um projeto inacabado. IN: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena (orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. III: século XX. Petrópolis: Vozes, 2005. RIBEIRO, Claudio Gomes (coord.). Temas de Ensino Médio: Formação. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2006. SCHÄFFER, Neiva Otero. Na avaliação das aprendizagens, a avaliação do professor e da escola. Versão prévia a revisão para a publicação, como artigo, na obra Teoria e Fazeres na Escola em Mudança, organizada por Filipouski, A. M. e outros pela Editora da Universidade, em 2005. SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009. SEFFNER, Fernando; et all. Docência em História: implicações das novas disposições curriculares do Ensino Médio. Estudos INEP, volume 95, número 239, jan/abr. 2014. p. 152-174

Bibliografia Complementar:

  • CARRETERO, Mario. Construir e ensinar as Ciências Sociais e a História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. HORN, Geraldo B. & GERMINARI, Geyso D. O ensino de História e seu currículo – teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006. NIKITIUK, Sônia L. (org.) Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. PADRÓS, Enrique S. & outros (org.). Ensino de História – formação de professores e cotidiano escolar. PORTO Alegre: EST, 2002.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2018 / 2 30 24 História (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
SEBASTIAO PERES
Professor responsável pela turma

P2 2018 / 2 30 8 História (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
ALESSANDRA GASPAROTTO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I História (Licenciatura - Noturno)

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