Nome da Atividade
ANÁLISE SENSORIAL APLICADA
CÓDIGO
1650044
Carga Horária
119 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7

Ementa

Importância da análise sensorial aplicada ao desenvolvimento de um novo produto alimentício. Tendências para o lançamento de produtos no mercado. Planejamento para o processo metodológico de um novo produto alimentício. Atitudes de consumidor e as implicações para a indústria de alimentos. Condições para avaliação sensorial (ambiente, amostra, julgadores). Métodos de avaliações sensoriais para o desenvolvimento de um novo alimento.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral
Conhecer a importância da análise sensorial no desenvolvimento de um novo produto para permitir a sustentação do caráter inovador das empresas e satisfazer as expectativas dos consumidores por produtos variados e de qualidade.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Importância da análise sensorial para o DNP
1.1 Tipos de produtos, valor e conceito da marca para o consumidor
1.2 Segmentação, nichos e posicionamento no mercado
1.3 Novo produto e a adaptação às necessidades do consumidor
Unidade 2 – Tendências atuais determinantes do consumo
2.1 Nutrição
2.2 Conveniência
2.3 Bem estar do consumidor
Unidade 3 – Processo metodológico de um novo produto
3.1 Pesquisa de viabilidade
3.2 Identificação de ideias e teste de mercado
3.3 Seleção de características para novos produtos com abordagem ao consumidor
3.4 Testes de mercado
3.4 Embalagem como atrativo ao consumo e o rótulo
3.6 Ensaios piloto e adaptação de processos com registro e legislação
Unidade 4 – Atitudes do consumidor e suas implicações com a indústria de alimentos
4.1 Sobrevivência, saciedade e fome
4.2 Manutenção da saúde, medicina e alimentos
4.3 Oportunidades e marketing
Unidade 5 - Condições para avaliação sensorial
5.1 Laboratório de testes, utensílios e equipamentos
5.2 Amostra e seu preparo
Unidade 6 – Métodos sensoriais para o um novo produto
6.1 Métodos subjetivos: quantitativos e qualitativas
6.3 Análise estatística e interpretação dos dados

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. Curitiba: Champagnat, 2007. 123p.
  • KAMINSKI, P. C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 132p.
  • ROZENFELD, H.; FORCELINNI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.C.de; SILVA, S.L.; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de desenvolvimento de produtos – uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. 542p.
  • FARIA, E. V., MORI, E. E. M., YOTSUYANAGI, K. Técnicas de análise sensorial. São Paulo: ITAL, 2000. 109p.

Bibliografia Complementar:

  • FERREIRA, V.L.P.; ALMEIDA, T.C.A.; PETTINELLI, M.L.C.; SILVA, M.A.A.P.; CHAVES, J.B.P.; BARBOSA, E.M. Análise sensorial: testes discriminativos e afetivos. Manual: série qualidade. Campinas, SBCTA, 2000. 127p.
  • INSTITUTO ADOLFO LUTZ - IAL. Métodos físico-químicos e sensoriais para análise de alimentos. 4.ed., 1.ed.digital. São Paulo, 2008. 1020p. Disponível em: http://www.ial.sp.gov.br.
  • QUEIROZ, M.I., TREPTOW, R.O. Análise sensorial para a avaliação da qualidade dos alimentos. Rio Grande: FURG, 2006. 268p.
  • TEIXEIRA, E. Curso de análise físico-sensorial. Florianópolis: UFSC, 1996. 111p.
  • CSILLAG, J.M. Análise do valor. São Paulo: Atlas. 1985. 284p.

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