Nome da Disciplina
EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
1640067
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O processo empreendedor. Empreendedorismo e a identificação de
oportunidades. O plano de negócios. Empreendedorismo x intraempreendedorismo.
Atributos do empreendedor.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fornecer aos acadêmicos os conhecimentos necessários para compreender
o processo do empreendedorismo.

 

Objetivos Específicos:

Ao nível de conhecimento: apresentar e discutir os aspectos referente ao
perfil do empreendedor e proporcionar a discussão sobre os aspectos
relativos a análise e identificação de oportunidades para a criação e
desenvolvimento de novos negócios.
Ao nível de aplicação: desenvolvimento de um plano de negócios
Ao nível de solução de problemas: debater em sala de aula os problemas e
oportunidades levantadas no plano de negócios

Conteúdo Programático

1. O processo empreendedor
1.1. A revolução do empreendedor
1.2. O empreendedorismo no Brasil
1.3. Análise histórica do surgimento do empreendedorismo
1.4. Diferenças e similaridades entre o gestor e o empreendedor
1.5. Administração empreendedora
1.6. A empresa empreendedora
2. Empreendedorismo – Identificando oportunidades
2.1. Diferenciando ideias de oportunidades
2.2. Avaliando uma oportunidade
2.3. O empreendedorismo e o Planejamento Estratégico Empresarial e as
funções estratégicas: Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção,
Organizacional.
2.2. Fatores Críticos de sucesso; Vantagem Competitiva.
2.2. Inovação, Desenvolvimento Tecnológico e Competitividade.
3. O plano de negócios
3.1. A importância do plano de negócios
3.2. O que é o plano de negócios
3.3. Porque escrever um plano de negócios
3.4. A quem se destina o plano de negócios
3.5. O plano de negócios como ferramenta de gerenciamento
4. Criando um plano de negócios
5. Empreendedorismo x Intra-empreendedorismo
6. Atributos do Empreendedor: A Personalidade Empreendedora

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  • DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1998
  • SEIFFERT, P. Q. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processo e melhores práticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • BIZZOTTO, C. E. N. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008.
  • CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier : SEBRAE, 2008.
  • HISRICH, R. D.; PETERS, M. P; SHEPHERD, D. A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • MENDES, J. Manual do empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo: Atlas, 2009.
  • SERTEK, P. Empreendedorismo. 4. ed. Curitiba: IBPEX, 2007.

Página gerada em 18/12/2018 11:55:45 (consulta levou 0.069107s)